Entenda a decadência do PIG

Nos mais de 1300 dias decorridos desde a segunda posse de Lula na Presidência, cada um deles foi dedicado pela mídia (Globo, Folha, Veja, Estadão e ramificações) à destruição da imagem de seu governo, com uma sucessão de campanhas acusatórias nos veículos de comunicação supra mencionados, compreendidos por televisões, rádios, jornais, revistas e portais de internet.

Uma busca no Google das palavras “Dilma, governo Lula, dossiê, FHC”, por exemplo, redunda em 603 mil resultados. Essas palavras remetem ao pseudo dossiê que o PT teria feito sobre os gastos de FHC com despesas da família presidencial durante o governo tucano.

O leitor pode escolher qualquer um dos muitos escândalos forjados e alardeados pela mídia desde que Lula chegou à Presidência e usar palavras-chaves do assunto para buscar no Google que encontrará centenas de milhares de matérias da grande mídia, todas elas dando de barato que Lula, Dilma ou o PT eram realmente culpados.

Como se não fosse suficiente, neste ano passaram até a falsificar pesquisas eleitorais para tentar eleger José Serra, que, desde que disputou a eleição presidencial de 2002 com Lula,  converteu-se em um novo Fernando Henrique Cardoso, o político que, antes de Serra, foi o que teve mais meios de comunicação a seu serviço desde que decidiu disputar a Presidência da República em 1994.

O governo FHC foi uma época de escuridão da democracia brasileira. Ao poder do Estado, somou-se o Quarto Poder, o poder discricionário de uma imprensa que criava crises ininterruptas para os adversários do PSDB, estivesse o partido no governo ou na oposição.

Esse fenômeno foi desencadeado pela anomalia que, em pleno século XXI, mantém o Brasil como o sétimo país mais desigual em um mundo com cerca de duas centenas de Estados soberanos. É o fenômeno pelo qual uma elite de ascendência indo-européia se tornou dona de pelo menos 30% do PIB. Uma elite que não congrega mais do que cinco mil famílias, conforme detectou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea.

Esse poder de uma elite étnica e geográfica ganhou nova roupagem a partir de meados do século XX graças ao fenômeno da comunicação de massas, que, diante da inevitabilidade da democracia, permitiu àquelas elites direcionarem o voto popular.

Esse processo de utilização da imprensa como arma da aristocracia dominante para eleger governos submissos chegou ao ápice em 1964, com um golpe militar forjado nas páginas dos mesmos Globos, Folhas, Vejas e Estadões já mencionados. Golpistas e imprensa atuaram em absoluta consonância para destituir um governo legitimamente eleito e implantarem uma ditadura de vinte anos no Brasil.

No pós-redemocratização, a partir de 1989, com a primeira eleição legítima para presidente da República em mais de duas décadas, o poder midiático novamente continuou elegendo seus candidatos até 1998, quando o candidato de plantão da elite indo-européia, Fernando Henrique Cardoso, praticou um dos maiores estelionatos eleitorais da história, que, inclusive, quatro anos depois sepultou o poder daquela elite de eleger governos nacionais.

FHC elegeu-se em 1998 prometendo manter o dólar valendo cerca de R$ 1,20 e pregando que, se Lula vencesse, desvalorizaria uma moeda que já não valia mais nada em meio a um processo de destruição econômica do país, o qual o mesmo FHC endividaria até o pescoço com o FMI, o Clube de Paris e o governo americano no ano seguinte.

A mídia supra descrita passou 1998 inteiro referendando o discurso tucano e fustigando a oposição petista. Inventaram mais um escândalo para Lula, referente a propina que teria recebido na forma de um automóvel Ômega, e pregando que sua eleição traria de volta uma inflação que já voltava sozinha por conta da débâcle econômica do país.

Ao fim do segundo governo tucano, a população assistiu, bestificada, a uma mídia que se calava enquanto o país, além da crise econômica, mergulhava em um racionamento de energia draconiano que multiplicou várias vezes as contas de luz e fez indústrias irem à beira da falência por falta de energia para produzir.

A partir dali, a mídia perdeu o poder de conduzir o eleitorado como gado. Passou 2002 inteiro repercutindo o discurso do medo de José Serra, com George Soros dizendo que era “Serra ou o caos” e tudo mais, mas o povo deu uma descomunal banana para Globos, Folhas, Vejas, Estadões e penduricalhos e elegeu o primeiro presidente oriundo do operariado.

Ocorre que esse poder aristocrático formado pela promiscuidade entre a elite indo-européia, a imprensa e o Estado acabou sofrendo uma sangria de recursos muito grande a partir da eleição de Lula. FHC doou aos grupos de comunicação já mencionados parte da roubalheira da privataria tucana nas comunicações e lhes entregava verbas públicas à farta. Lula pôs um freio no escândalo.

De 500 veículos de comunicação que dividiam toda a descomunal verba de publicidade oficial até 2002, hoje essas verbas são distribuídas a mais de cinco mil veículos – e acho que esse número pode estar defasado. Diante disso, a mídia que descrevi desencadeou uma guerra contra o governo Lula e, depois, contra a sua candidata a sucedê-lo.

Também porque a mídia precisa ter o que vender aos políticos de direita – se não tiver poder para influir nos processos eleitorais, não terá como barganhar para que o governo de São Paulo, por exemplo, compre milhares de assinaturas de uma Folha ou de um Estadão ou os livros escolares de geografia com mapas contendo dois Paraguais como os que a Veja editou e vendeu a Serra nos últimos anos, durante o seu mandato de governador.

Pela terceira vez no século XXI, Globos, Folhas, Vejas e Estadões vão perdendo uma eleição presidencial junto com um seu candidato tucano. Aliás, a preocupação com essa enorme derrota já está produzindo efeito. Com exceção da Globo, que continua tentando eleger Serra, os outros parecem estar desembarcando de sua candidatura como se nunca a tivessem integrado.

Tags: , , , , , , , , , , ,

113 Comentário

  1. Nunca é demais mostrar:
    http://namarianews.blogspot.com/2010/08/pequenos-

    Pequenos negócios da Fundação Roberto Marinho na SEE-SP
    Já mostramos alguns inexplicáveis contratos governamentais de São Paulo, sobretudo da Secretaria de Educação, praticados sob o manto da inexigibilidade de licitação, como aqueles com Editora Abril, Folha de SP, Estadão, El País etc., porque alegam não haver similares no mercado.

    Agora vamos mostrar um novo e estupendo modelo de negócios que, não se sabe o motivo, resolveu fazer o caminho inverso: licitar. A SEE-SP (e muita gente mais no Brasil) faz licitação, cria editais, exige altíssimas especificações técnicas, mas só compra das mesmas empresas os produtos que só são produzidos por uma única empresa. Não sacou nada? Ora pois, lá vamos nós.

    É justo o caso das negociações feitas com a Fundação Roberto Marinho, da Rede Globo, para compras do Novo Telecurso, aquele programa que passa no auge das madrugadas, perfeito para os que não tiveram chance de estudar nem em idade nem em escola ideais e, então, partem para esse tipo de suplência.

    Funciona assim o troço: a prestimosa Fundação Roberto Marinho (doravante FRM) licenciou por razões que a razão desconhece três e apenas três editoras para vender em todo país os materiais didáticos do Telecurso. São 17 livros – aluno e professor – e 52 fitas para a 5ª e 8ª série do ensino fundamental; e 19 livros e 60 fitas para o ensino médio (como ninguém envolvido atualizou os sites, sugiro que o esperto leitor substitua a palavra fitas por DVD's, que são os produtos atuais).

    Você já deve ter ouvido falar da Editora Posigraf (da Positivo), IBEP Gráfica LTDA (a favorita da Educação de SP), mas não ouviu nada ou quase nada sobre a Editora Gol LTDA (do "Grupo Gol"). As três empresas concorrem no Brasil todo, sempre. Estão juntas na maioria dos certames licitatórios, salvo em raras ocasiões em que singelas papelarias, livrarias depósitos e que tais também dão o ar da graça, como em casos recentes no Distrito Federal (recorra ao cache sem medo) e Pernambuco (ver tudo). As três empresas são campeãs de vendas em São Paulo (e Brasil) com outros produtos, serviços e modus operandi. Os Governos Federal, Estadual e Municipal são instados a comprar os produtos do Novo Telecurso da FRM desse e tão somente desse trio editorial.

    Enquanto as três concorrem unidas nos pregões, ao mesmo tempo cada uma delas é responsável pelo abastecimento e vendas em determinadas regiões do Brasil, de qualquer material produzido pela FRM (Novo Telecurso, Telecurso Tec (em parceria com o Paula Souza de SP): Telecurso Profissionalizante, Tecendo o Saber, Aprendiz Legal e Kit Sexualidade, Prazer em Conhecer). No site do Novo Telecurso está tudo explicado:

    Norte e Centro-oeste: Editora IBEP (CNPJ 09.266.421/0001-33 – de São Paulo);
    Nordeste: Editora Posigraf (CNPJ 79.719.613/0001-33 – de Curitiba);
    Sul e Sudeste: Editora Gol (CNPJ 03.782.338/0001-30 – aparentemente com sede no Rio de Janeiro).

    Portanto, se algum Estado quiser adquirir as apostilas e DVDs do Novo Telecurso, terá que fazer como fez a FDE em São Paulo, há exato um ano. Siga os passos:

    DO – 25/julho/2009 – Lançamento dos Editais para os ensinos Fundamental e Médio, pregão presencial menor preço:

    … FDE comunica às empresas interessadas que se acha aberta licitação para a aquisição de publicações e dvd’s – “Novo Telecurso”…;
    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
    Continua lo link lá em cima!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Então, Edu, em homenagem à Globo, que tal um pouquinho de humor, só para desanuviar o ambiente, hein? Com vocês, o Trololó Robótico do Zé Global:
    http://www.materiaincognita.com.br/trololo-politi

    • Muito legal, Thamy, parece que você estava advinhando que o bicho ia pegar hoje com esse post excelente do nosso caro Edu. Até um troll se descabelou toooooodo, você viu?
      Mas adorei que tenha vindo com sua indicação para uma ótima dose de bom humor. Acho que o pessoal todo também.
      Já que você antecipa o futuro, diga lá: de quantos % vai ser a "lavada" da Dilma no trololento? Abs

  3. Eduardo.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Eu queria aproveitar para divulgar um debate que haverá hoje (23/08), às 22:00 horas, entre os quatro presidenciáveis mais destacados, que será transmitido pela Rede Canção Nova e TV Aparecida.

  4. Eduardo., paarabéns pelo blog! Ah, faz um post sobre o tema de se levar dois documentos para votação. A “abstenção” pode favorecer Serra. O Brizola Neto ja alertou. Acho que a blogosfera poderia em massa tocar nesse assunto.

    • Daniel você toca num assunto que anda perturbando-me faz algum tempo. O Brizola realmente tocou no assunto "de raspão". É preciso "debulhar essa espiga" com amplidão e formar-se debate sobre o mesmo. Periga a abstenção. Vai ser muito dificil essa obrigatoriedade chegar aos rincôes do país e por isso causar a dita abstenção.

      • Seria muito bom se a blogosfera fizesse uma campanha avisando aos eleitores para providenciarem os dois documentos com antecedência para, na falta destes, não serem impedidos de votar no 03 de outubro.

  5. Agora que Dilma ganhou, tudo isto agora vira verdade:

    "pseudo dossiê que o PT teria feito sobre os gastos de FHC"
    "escândalos forjados"
    "falsificar pesquisas eleitorais"
    "FHC foi uma época de escuridão da democracia brasileira."
    "roubalheira da privataria tucana"

    Ai se alguém lhe ameaçar em pedir provas de tudo isto

    • COVARDE!!!!! ASSUMA SEU NOME CARA !!!! SUJEITO COVARDE QUE NAÕ TEM CORAGEM DE DIZER O VERDADEIRO NOME. Venha com argumentos tecnicos para um verdadeiro debate e assuma. Quem se esconde não merece credibilidade

      • É isso aí. Esses sujeitos como Stanley Burburinho e Cloaca que não tem coragem de assumir seus nomes né ? Quanto aos argumentos técnicos pergunto: que mania que o Campineiro tem de ficar pedindo provas. Ora, provas. Daí o Eduardo fica nervoso e acaba vetando o cara aqui. aí não pode né ?

        • Ao campineiro, fiz vários avisos. A você faço o último: você não entra na casa dos outros insultando-os. Aceita-se debate, não provocações. É o último aviso.

          • Este é outro que tem que ser barrado no baile. Chega aqui mal vestido, descalço, bêbado, fedendo, falando palavrões, todo vomitado e querendo dançar a força com as meninas de família.
            Prá fora!!!

          • Certo camarada

          • Edu, parabéns pela paciência e pelo (com perdão da palavra) saco…

            É dose!

        • bom, trollzinho, eis aqui o Cloaca: http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploa

          Quanto ao Stanley Burburinho, ele vai ser a pedra no sapato de muito troll por aí… vai ver que ele passou por você…

          agora, pelo que o Melchíades falou de ti abaixo, um conselho: tome um banho, tá?

        • Anselmo, qual é mesmo a identidade do Campineiro? Eu que sou uma relês comentarista deste blog, tive o prazer de ouvir e conhecer o Stanley Burburinho. Ah! Adorei, ele é o máximo! Fruto do I Encontro dos Blogueiros Progressista. E vc é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito chato!

        • Isso é o que ele pretende, depois vai dizer que foi rifado, censurado, que é vítima.
          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, diz assim, pode chorar mas não me irrito com vc.

    • tsche, tschê.. FFHH foi o farol…. iluminando os píncaros do Mundo…foi… bye, tchau,tchau te vejo em Venesia meu caro!!

    • Campinas não merece cidadãos da sua classe, troll !!

    • É o seguinte: você está querendo transformar este blog num circo. Você age como o típico trol, fica exacerbando os ânimos para tornar penoso às pessoas comentar. Fica colocando comentários sem parar o dia inteiro, fazendo provocações e piadinhas. Por conta disso, você não comentará mais aqui. Assuma sua identidade e venha aqui debater respeitosamente que isso poderá mudar.

      • Eduardo, sinceramente, não espere que este troll mude seu comportamento… a fábula de Esopo "A Rã e o Escorpião" define muito bem esse sujeito: é da natureza dele agir assim, bem como os outros trolls que frequentam os blogs progressistas !!

      • Eduardo,

        Deixa este trol falar as besteiras que quiser. Fica ainda mais patético este discurso fora da realidade. O Serra chegou a falar que o governo Lula cerceia a liberdade da imprensa. Veja só que absurdo. Passaram os oito anos fazendo campanha de desmoralização não só do governo como da pessoa de nosso presidente. Deixa eles falarem pois quanto mais falam mais patéticos e ridículos ficam. O povo brasileiro não é mais trouxa e sabe muito bem ver a verdade que nos cerca. Deixa eles falarem para seus pares, aqueles 3 % que acham que o governo Lula é ruim e o Brasil está uma m…. . Enquanto isto nós, os outros 97 % do povo brasileiro vamos dar apoio ao governo Dilma e ao desenvolvimento do nosso Brasil.

      • Não que ele não tenha razão em pedir provas do que você fala. Você fala que abriu process para investigar “os 4 institutos de pesquisa” e dias depois acusa um de “falsificar pesquisas”. Não custa nada você provar e – melhor ainda – levar essa prova para o TSE, para correr com seu processo.

        • … o diabo esconde nos detalhes, Rodrigo Leme, assim como ele se escondeu nesse comentário tão angelical como o seu !!

          Todos nós sabemos da estratégia usada pelo Eduardo, e ela foi eficaz !! mas já que você prefere a opção do "pior cego é aquele que não quer ver", então, se vira, trollzinho !!

        • Caro Rodrigo, as provas que o tal Capineiro quer estão todas no pig. E o Datafraude está fornecendo as provas contra si mesma, nesse exato momento, ao meter o pé no acelerador dos números da Dilma, para poder alcançar os outros institutos, e não ficar exposto ao total descrédito e à investigação da PF também, claro

      • Deixa ele, eduardo. O menino precisa fazer esses comentários.

        Comentar aqui é mais barato do que pagar sessões no analista.

        Ele faz isso pra chamar a tua atenção e suprir a falta da figura paterna.

        Com certeza já foi no Blog do Tio Rei tecer elogios filiais ao mesmo e não obteve a atenção necessária.

        Aqui, vez ou outra, ele consegue te irritar. É aquela história do adolescente com o cabelão e a tatuagem. Talvez ele nem acredite nas asneiras que escreve, mas como chama a tua atenção, ele continua escrevendo, pois ele precisa da atenção que não teve na infância.

        No mais, o rapaz nem tem mais tentado os fracos argumentos que normalmente postava (acho que parou de receber a cartilhinha do PSDB), tem apenas feito beicinho, tipo “a Dilma já ganhou”, “tudo o que eu falo tá errado”, “ninguém me ama”, “ninguém me quer”.

        Sabe do que mais? Talvez se você não lhe der atenção, ele se dedique a outra atividade, se inscreva em um curso de origami, compre uma boneca inflável, ou qualquer outra coisa do tipo.

        Fazer o que…

      • É isto aí, Eduardo.
        Já passava da hora de expulsar este palhaço daqui. O ambiente vai ficar mais limpo e mais sadio.
        Ele que vá bostar comentários no blog do esgoto, onde seus comentários estarão mais condizentes com aquele ambiente.
        Muito bem! Aposto com você que 99.9 % de seus leitores aprovam sua decisão.

      • Deixe o cara jogar. Joguemos o jogo dele, é até engraçado.

      • Isso mesmo! Esse cara tem que ser banido.
        Como eu já disse não precisamos mais de oposição.
        Preferimos PÃO-COM-PÃO do que ter que engolir esse tipo de gente.

    • Campineiro, pela enésima vez, qual é a sua identidade. A minha é Cristina Assef e sem medo de continuar a ser feliz!
      Edu, gostei! Os critérios de uso do blog são seus!

    • campineiro, vai plantar batatas. e vê se para de negativar as postagens.
      e como bem disse o Edu, coloca seu nome aí! Aqui é um espaço democrático, tanto é que até agora voce posta suas bravatas. e outra, a Dilma ainda não ganhou. Pesquisa não ganha eleição. E tudo que colocaste aí em cima basta olhar a história e já está mais que provado.

      Covarde!
      Meu nome completo é Gil Carlos Teixeira, e como não tenho homônimo, pode me processar. Será um prazer falar na tua cara:
      COVARDE!

      • Calma Gil, esquente não, ele tem esse direito é o que lhe resta.
        O Campineiro, se não estiver sendo pago para isso, é um herói.
        Quem faz isso é o amor.

  6. Eduardo, seu trabalho neste texto é uma obra de arte. ´Vai direto para a alma.

  7. FERNANDO HENRIQUE E O JÁ GANHOU DE 2006

    http://www.lustosa.net/noticias/29481.php

    Estadão, 19/01/2006

    "O ex-presidente Fernando Henrique avaliou nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem até possibilidades de vitória, caso decida tentar a reeleição. "Mas vai ter que tomar muita vitamina", disse. "O maior problema não está na economia, mas na questão política e moral do atual governo." As declarações de Fernando Henrique foram dadas, em Oxford, antes de proferir palestra na universidade inglesa."

    este é Fernando Henrique…

    • “As declarações de Fernando Henrique foram dadas, em Oxford, antes de proferir palestra na universidade inglesa." Creio seja esse energúmeno FHC o único ex-presidente de um país a derramar besteiras sobre seu vencedor-Presidente. Enquanto esse pulha delira e mostra sua "dor de cotovelo" o Brasil continua sendo bem governado por um retirante nordestino. É isso que mata de inveja e ódio o inconformado dilapidador das nossas riquezas.
      Vai morrer na ociosidade.

      • E segundo o que se diz, estas palestras estão no contrato feito depois do governo vendilhão da nação que ele fez.

    • Fernando Henrique, para ser ouvido por alguém além do seu habitual circulozinho de fiéis adoradores, precisa ir até o Reino Unido; porque aqui, companheiro, nem as moscas da sua casa o escutam…

    • Sr. Joel Palma:
      O Sr. é um estrategista de campanha que defendia os tucanos até a morte, inclusive trabalhou para eles numa cidade do interior? Está arrependido?È que eu conheço uma pessoa com o seu nome , com as características citadas. Se não for, esqueça. Mas , se for, apresente para todos o seu antigo perfil e porque mudou.

  8. Como diria o Ibrahim Sued: "Bomba!! Bomba!!

    "STJ julga amanhã, dia 24, o processo que impugna a compra da TV Globo de São Paulo por Roberto Marinho, que usou documentos falsos.
    A Ação Declaratória de Inexistência de Ato Jurídico proposta pelos herdeiros dos antigos acionistas da Rádio Televisão Paulista S/A (hoje, TV Globo de São Paulo), contra o Espólio de Roberto Marinho, será julgada no dia 24, pela 4ª Turma do STJ.

    O relator do recurso é o ministro João Otávio de Noronha, que discordando do TJ do Rio, que negou seguimento ao recurso especial, deu provimento ao agravo de instrumento interposto contra essa decisão, determinando a subida dos autos, com mais de 4 mil páginas, ao Superior Tribunal de Justiça para melhor exame da matéria".

    Quem quiser se inteirar do assunto, vá ao site da Tribuna da Imprensa, do dia 19 último. Helio Fernandes explica tudo. Aliás, ele foi o único jornalista a tratar dessa tremenda falcatrua do "Dr." Roberto Marinho.
    Os Marinhos têm que devolver a TV Paulista, que tungaram de seus verdadeiros donos! Devolverão? Qual será a decisão da 4.Turma do STJ?

  9. Em tempo: a Record e a R7 também trataram do assunto Globo x TV Paulista hoje. Mas o Helio vem falando nisso há anos.

  10. “A exigência de abandonar as ilusões sobre sua situação é a exigência de abandonar um condição que necessita de ilusões”(K.Marx, Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel).
    Agora, quando a batalha política de São Paulo fica cada vez mais importante do ponto de vista estratégico para o país, torna-se justo fazer dessa batalha um dos mais sérios embates contra o neoliberalismo. Foi e é um bravo esforço, pois, ao desvendar a falácia que era e é o poder do tucanato no Estado, foi possível descobrir que uma vitória do tucanato seria o mesmo que consolidar um estado de exceção como uma situação permanente, como se fosse algo inevitável e natural. Aliás, esse é o ardil que nos é vendido pela mídia desde os idos de 1975, quando as teses de Friedman e Hayek sobre o (neo)liberalismo já faziam parte dos currículos universitários e dos gabinetes ministeriais de países europeus e americanos. É, desse período que se começa a sistemática pregação sobre a ineficácia do Estado e de seu gigantismo desnecessário.
    O processo de desmonte do Estado e de alguns de seus serviços públicos essenciais foi feito aos poucos, tanto que grande parte das acusações de incúria administrativa a alguns governantes, a bem da verdade, são injustas do ponto de vista dos interesses que tais governantes representavam. Fizeram apenas aquilo que os “garotos do FHC” gostavam de chamar como o dever de casa.
    Em São Paulo, a partir de 1979, independentemente do governante, há extrema coerência nessa atividade. Uma ação que vai ter o seu ápice com Mário Covas, quando as bases de sustentação do Estado paulista são doadas à empresas privadas, sob o pífio e hipócrita argumento de modernização e reengenharia administrativa – nomes fantasias para o mais deslavado entreguismo do patrimônio público. Alckmin foi um fiel discípulo e seguidor da linha de Mário Covas, o grande líder político (neo)liberal de São Paulo e do país.
    Agora, quando o império e sua economia política entram em colapso, torna-se fundamental que o Senador Aloizio Mercadante seja eleito Governador de São Paulo. É preciso extinguir como esse poder político neoliberal, que enquistado em São Paulo, tenta usá-lo como um aríete contra as políticas públicas nacionais econômico- sociais integracionistas e nacionalistas.

    • Concordo. Mario Covas, cuja imagem é um totem demotucano, foi na verdade o homem quem consolidou a prática, aqui em São Paulo, do entreguismo neoliberal que caracteriza o demotucanato. Foi um personagem chave na dilapidação do Estado e, se tivesse chegado à presidência, o Brasil provavelmente estaria mais pobre…

      • Mario Covas que muitos jornalistas gostam de citar como um sábio é farinha do mesmo saco destes neoliberais do PSDB. Antes de sua eleição mandou 01 carta a cada funcionário do Banespa para dizer que o Banco era patrimonio de São Paulo e não iria privatizá-lo, depois entregou-o aos espanhóis do Santander numa privatização que foi a mais vergonhosa entrega de nosso patrimonio depois da Vale.

  11. "parecem estar desembarcando de sua candidatura como se nunca a tivessem integrado":

    E quem financiou tudo continua solto. Nunca na historia brasileira tao poucos deveram tanto a tanta gente.

  12. Eu, pessoalmente, acho que dificilmente o STJ tomará alguma decisão que contrarie a Poderosa. Espero estar enganado. Mas será uma boa chance de verificarmos se há juízes em Berlim.

  13. Texto excelente, Eduardo, agora o mais importante: como estão incomodados os "neoliberais de plantão", hein? Não dê espaço a eles, não merecem porque são ultra-direitistas sem educação. Não há problema algum ser de direita mas quem não quer ver a realidade e não tem educação pra debater tem mais é que ir pro blog do Azevedo, lá ele continuará sem entender os novos tempos ( no Brasil e na mídia), mas será muito bem recebido, com certeza, e poderá exercer seu rançoso e preconceituoso "entendimento político".

    • O Nassif postou um texto do Claudio Lembo, racional e propositivo, defendendo o presidencialismo, e insinuando que falar novamente em parlamentarismo, como ensaia setores da oposição morta. Lembo tem visão de país e não de saque da coisa pública. Se a oposição tivesse meia dúzia de homens como ele, essa eleição não seria essa barbada que estamos vendo!

      União e Olho Vivo

  14. Edu,

    quem diria hein o serra virou peso morto pra oposição,

    os aliados não citam porque ele faz perder votos,

    vão sacrificá-lo pra tentar salvar as bancadas no legislativo e nos estados,

    o psdb pode perder MG, RS. Se perder SP tambem, seria o fim da oposição,

    isto é, (tucanos e demos como conhecemos hoje), dando lugar a uma nova oposição

    (que sabe negociar).

    • Aqui em MInas é "fava contada" a oposição vai ser arrasada. Os Mineiros detestam traidores! E Estes TucanoDemos são anti-pátridas! Ferro eles meus conterrâneos!

  15. Muito bom texto, querido. Acredito que a eleição não está ganha e todo cuidado é pouco. Basta ler os factoides e coisas trágicas que já foram criadas a partir de sábado e que terá repercussão ao longo da semana tão-somente para se ter justificativas com divulgação de pesquisas. O bom é que o horário eleitoral já está no ar e Lula pode muito bem falar com o povo sobre isto.

  16. Excelente post Eduardo. Parabens pela lucidez. Fala-se por aí afora em 45 escândalos da era FHC. Em São Paulo, diz-se, os tucanos, Alckmin à testa, jogaram 91 CPIs para debaixo do tapete. Tudo isto não significa nada para as elites, porém o que importa são os resultados. O Brasil nos últimos 7 anos e meio deu um salto qualitativo e quantitativo equivalente a muitas décadas de crescimento contínuo e sustentado. O resultado quem conhece na carne é a grande maioria, o povo, que não esquece as dores e o sofrimento do maior desemprego da história deste país na era do tucano refinado. Por isto o povo despreza diplomas comprados, que não levam a nada e prefere assim apostar no pragmatismo de um homem simples e verdadeiro, como Lula, que sabe ter em torno de sí, com Andrew Carnegie escreveu de si mesmo, homens mais inteligentes do que ele. Nada é por acaso e o choro da elite incompetente é choro de perdedor que antevê a reviravolta.

  17. Edu, com licença, mas quero indicar a leitura de Carlos Castilho no seu atual texto no Observatório da Imprensa (atalho logo aí ao lado), é a cidadania dando as caras, mais uma vez, na internet, veja o início:

    Eleitor 2010, a patrulha eleitoral
    Postado por Carlos Castilho em 21/8/2010 às 15:06:57

    O projeto mal saiu da etapa alfa e ainda está no que os internautas mais experientes chamam de fase beta, mas já recebeu 180 denúncias de violações da lei eleitoral feitas por brasileiros de todas as regiões do país.

    O site Eleitor 2010 é a primeira experiência brasileira de monitoramento eleitoral praticado de forma autônoma pelos próprios eleitores. Até agora, a maior parte das denúncias está vinculada à pratica do spam eleitoral, o envio de mensagens não autorizadas pelo receptor, contendo propaganda de candidatos.

    O site publicou denúncias de internautas sobre a venda pelo Twitter de listas com até 40 mil nomes de eleitores para serem usadas por candidatos nas eleições de outubro. A lei eleitoral proíbe a venda e cessão de cadastros para uso por candidatos e partidos.

  18. E agora?

    Eu não esperava uma derrota tão avassaladora da oposição.

    A minha pergunta é: como nós vamos agir com um governo tãoforte frente a população?

    Eu amo o Lula, e pelo que me parece a Dilma vai aprofundar as mudanças, a questão é com uma oposição tão fraca, como podemos fiscalizar e questionar os desvios e eventuais exageros de uma administração tão bem aprovada pela população?

    Não seria a hora de um pacto coma oposição por reformas estruturais tão necessárias?

    Precisamos entender que daqui pra frente dificilmente haverá obstáculos grandes para o governo.

    • calma…olha o salto alto…lembre do Alckmin em 2006…uma semana antes da eleição estavam dando como certa a vitória do chefe no 1o turno…

      • Se não consegue contextualizar os dois momentos políticos, não vale a pena discutir contigo

        • eu consigo, tanto que até acho que realmente a fatura vai ser liquidada no 1o turno pelo PT…vcs é que estão tão inebriados com essa possibilidade que já nem trabalham com a possibilidade de 2o turno, e não se lembram desse fato que as pesquisas em 2006 davam a vitória a Lula no 1o turno.

          • Bobagem, até já escrevi sobre isso. Em 2006, o feel good factor não era nem uma fração do que é hoje. Se não for no primeiro turno, será no segundo. Mas tudo indica que essa fatura pode ser liquidada mais cedo devido à completa desorientação da campanha de Serra e da insistência na bala de prata, que será usada junto com mais difamação e calúnias. Eles até já dizem que farão. E errarão de novo. Não se contentam com Serra sair desta campanha um pouco menor do que entrou. Querem fazê-lo sair do tamanho de um bibelô da direita.

          • Eduardo, eu acho que o Serra, se for reduzido ao "tamanho de um bibelô da direita", estará assumindo sua verdadeira dimensão… Ele nunca foi muito mais que isso; embora sua pose e a imagem que a mídia fabricou dele possam, talvez, indicar o contrário…

          • Abel, o Lula ia vencer, sim, no 1º turno com folga (em 2006). O que fez com que ele não vencesse foi o tal "escândalo dos aloprados", lembra-se? Vários cientistas e analistas políticos, faltando 1 mês para a eleição, mencionavam que o Lula só não venceria aquela eleição no 1º turno se um grande escândalo, algo como um tsunami político ou ecônomico, atingisse o presidente Lula ou o seu governo. Então, "CURIOSAMENTE", faltando apenas 2 semanas para aquela eleição, surge o mencionado episódio, repercutido, digamos assim, 24 HORAS POR DIA pelo PIG até o dia da eleição.

          • (Continuação) E ainda assim, com toda a poderosa e descarada máquina de propaganda negativa contra Lula e o PT batendo neles o tempo inteiro, fazendo um tremendo estardalhaço do episódio, Lula obteve 48% dos votos!!! Isso é que é admirável, ainda mais depois do massacre midiático a que Lula e o PT foram submetidos em virtude do episódio que ficou conhecido como "mensalão"!!! Estou certo de que qualquer outro governante e partido que sofressem o bombardeio midiático a que foram submetidos Lula e o PT naquela ocasião, teriam sido aniquilados politicamente. O incrível nessa história é o Lula ter dado uma verdadeira surra no Alckmin no 2º turno daquela eleição mesmo depois de todo o bombardeio midiático contra ele e o PT, considerando que a sociedade brasileira é pouco politizada e naquela época sua única fonte de informação era o PIG. E o Lula só não venceu no 1º turno por causa, como já disse, do episódio dos "aloprados", desavergonhadamente explorado pelo PIG.

          • (Continuação) Aliás, nem vou me aprofundar nessa questão aqui, mas para quem buscou se inteirar um pouco mais desse caso dos "aloprados", ficou evidente que foi uma armação montada pelos demotucanos em conluio com o PIG e com o delegado (tucano ou antipetista) Bruno, em que dois ou três petistas ingenuamente caíram em uma armadilha montada por demotucanos. Gostaria apenas de acrescentar que FHC só venceu Lula em 1998, porque teve todo o apoio e proteção do PIG, e na época não existia sequer a blogosfera para fazer o contraponto ao PIG. Certamente a vitória de FHC em 1998, como disse o Eduardo Guimarães, foi um estelionato eleitoral praticado pelos demotucanos em parceria com o PIG. Observação: O comentário anterior também é meu (Marcos), e não do Carlos, meu filho, que também comenta em blogs usando o mesmo endereço eletrônico.

    • Calma, Carlos Henrique… Antes de pensar nisso, precisamos vencer; e vencer de forma arrasadora, deixando o conservadorismo atônito e desorientado (mais ainda do que já está!)…

    • Quem quer que seja você, não cola! Esse "discursozinho idiota" de direita, disfarçado em preocupação com o "poder ditatorial" de Lula não faz nem boi dormir(e ainda por cima fingindo ser eu! Te incomodo tanto assim? O verdadeiro "Carlos Henrique" sou eu, babaca, escrevo neste espaço há vários anos e meu estilo é bem mais rebuscado que o seu "trogloditismo". O conteúdo não dá nem para comparar). Antes que você ou algum seu "fascista-amigo" ladrem : NÃO PRETENDO TER EXCLUSIVIDADE NO NOME! Mas percebo suficientemente bem a diferença entre o que seria apenas um coincidência de nomes e o que é intencional. Outra coisa, se quer preocupar-se com ditaduras, preocupe-se com a da classe dominante, que está aí desde 22 de abril de 1500.

      • Não quis te ofendern nem muito menos me pasar por voçê, no entanto não entendo o que quer dizer com rebuscado, pois o que vejo é um nível muito baixo de argumentos e xingamentos que se demonstra nada rebuscado, não faço parte de nenhum partido político nem estou levantando bandeira de ninguém, me desculpe mais uma vez se eu te ofendi ou te incomodei mas o fato que meu nome é Carlos Henrique de Oliveira, moro em Minas Gerais, sou casado tenho três filhas, trabalho com jovens drogados e tbém na área social, da próxima vez escreverei Oliveira para diferenciar.

        • Não se preocupe, você não me ofendeu(não tem poder para isso!) Quanto aos argumentos, tenho certeza de que são rebuscados o suficiente para serem BEM melhores do que os seus que, pelo que li, parecem mais uma coletânea de lugares-comuns analíticos, sem profundidade histórica. Sobre os meus "xingamentos", na verdade são execessos que, quando usados, apenas expressam a minha indignação(não acredito em que não se indigna! Nos "politicamente corretos", como você). De qualquer forma, agradeço sinceramente por usar outra "assinatura" em seus textos, para não confundir-se comigo. NADA ME SERIA MAIS TRISTE!

  19. Edu, a Soninha Francine está no comando da campanha do Serra na internet e é curioso como ela se comporta como se fosse fundadora do PFL. Ataques ao PT, ao Marcelo Branco e a outros. E claro, está dando uma força para o Índio vice do Serra que é uma figura policamente nefasta.

    Mas a internet é boa por isso. O que você fala fica. Soninha que mudou de pensamentos tão rapidamente escreveu um artigo há bem pouco tempo. Chama-se "Mídia Sórdida" que passo aqui o link.

    Vejam a metamorfose:
    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos….

  20. Brizola, sou leitor de todos os blogs “progressistas” e fã entusiasta dos mesmos. Gosto quando os jornalistas “das antigas” falam da perda do humor, da sátira, da metáfora nas reportagens. Sérgio Porto e o Barão realmente poderiam, na minha opinião, ser considerados os precursores, os “gênios da raça”, quando falamos em jornalismo. O curioso é que à falta das metáforas sucedeu a parcialidade na apuração dos fatos, como se a parte imaginativa, a veia poética, os ressaltasse e não como pensam hoje em dia deturpasse os acontecimentos reais.
    Sou estudante de História aqui no Rio de Janeiro, da UERJ. Pensando nisso tudo e lendo os blogs de todos vocês resolvi criar uma reportagem à imagem dos antigos jornalistas. É sobre o candidato a governador aqui no Rio, Gabeira. Vi uma entrevista muito louca (como eu acho que são quase todas as que ele dá – o considero uma figura difícil de ser igualada, talvez só o Clodovil a ele se equipare) de um cinegrafista amador enquanto ele estava hoje na favela de Manguinhos e tive uma idéia algo insólita. O título da reportagem é “Em sua última aparição em favelas, candidato Caveira incorpora Santa Luzia”. Essa santa foi a que perdeu os olhos defendendo o cristianismo. Um santo cego, nada melhor para caracterizar o candidato, pensei.
    Estou com ela aqui, queria publicá-la mas não sei como. Peço-lhe uma dica, se algum blog pode receber minha notícia (o seu ou de alguém que tenha esse espaço). Caso lhe interesse, mando o texto (está em formato doc, não é vírus – acho até que meu word está salvando em rtf).
    Um abraço e saudações pelo excelente trabalho realizado na net.
    Rogério Mattos

  21. Eduardo, só não sei se o e-mail aparece para vocês. Como no seu blog tem moderação, aí vai o meu: rogerio_mattos@hotmail.com
    PS: a “reportagem” que fiz é baseada na entrevista, tem a fonte, etc – quase como se fosse o trabalho do historiador. E tem, lógico, avaliação política do acontecimento. Não é pura bravata. É teatro (tragicômico) misturado com a realidade. E que realidade!
    Outro abraço e desde já obrigado pela paciência em ler minhas mensagens.

  22. Edu, em 2002 o povo brasileiro depositou nas urnas um “NÃO” a traição do sociólogo e “progressista” FHC, até porque nada de concreto havia melhorado em suas vidas, muito pelo contrário. Desde então, o governo LULA vem propondo, construindo, abrindo espaços e convidando a sociedade, a ser corresponsável pelas políticas públicas voltadas à igualdade de oportunidades. A rede de controle social constituída pelo poder público (dever) e sociedade civil (responsabilidade), através dos sindicatos, cooperativas, associações, blogueiros, segmento religioso e até empresários de boa fé, vem sendo construída desde então. Nem o 4° poder pode falar mais alto do que o resgate da identidade e cidadania! Nem o 4° poder! É o que as pesquisas eleitorais de intenções estão demonstrando. É o exercício de ser cidadão. Falta muito, mas estamos no processo!

  23. Me desculpe o desvio do assunto, mas gostaria de perguntar: porque o Jornal Nacional só faz a caravana em ano eleitoral?
    E agora uma pergunta-sugestão? Não seria ótimo ver o Bonner Simpsons tomar um banho de ovos ao vivo em rede nacional?
    Vou postar este comentários em alguns blogs sujos!

    • Oi Lê, essa caravana com toda certeza, não passa aqui pela BR153, pois eles iriam ver todo o trabalho de restauração da rodovia, e também a frente de obra da Ferrovia Norte Sul, que está a todo o vapor. Um abração!

  24. Me parece que o que estamos assistindo é o afundamento definitivo da candidatura Serra, que jamais teve qualquer conteúdo ou substância a oferecer, que não fosse o permamente blá-blá-blá demotucano, baseado nos pseudo-escândalos e nas mentiras montadas ao longo dos dois mandatos de Lula, por essa mídia sempre subserviente aos interesses das elites e que dela sempre foi parte integrante e porta-voz. Serra acaba como um mero candidato pro forma, sem discurso, sem audiência, sem uma campanha convincente e cativante e, surpreendentemente, sem aliados reais que efetivamente o assumam, tendo em vista o tamanho da derrota que vai sofrer. Serra está relegado ao isolamento por quase todos os seus correligionários, da mesma forma como a exibição de qualquer vínculo com FHC vem sendo evitada pela maioria de seus antigos seguidores, que hoje pleiteiam cargos eletivos. A diferença é que FHC exerceu dois mandatos na presidência da república; já Serra, não passará de duas tentativas frustradas e um fim de carreira para lá de melancólico. Um final merecido para um político que sempre foi um blefe. Chegou, é verdade, a ter alguma projeção no cenário nacional; no entanto, esse destaque só foi conseguido com o apoio sólido, firme e decidido da mídia; sem o qual, Serra seria um rotundo desconhecido. Com a mídia Serra chegou à prefeitura da cidade de São Paulo (que abandonou, apesar de ter oficialmente negado que o faria); com ela elegeu-se governador, mandato ao longo do qual o estado de São Paulo foi vitimado por um descaso crônico; sempre com a mídia, Serra eliminou a concorrência interna dentro do PSDB e obteve a candidatura à presidência do partido; essa mesma candidatura que hoje vemos completamente destrambelhada, reduzida a farrapos, literalmente ignorada por todos aqueles que, esperava-se, lhe dariam suporte. Esse é o quadro atual de José Serra e da candidatura do PSDB à presidência. Sem descuidar de manter e preservar esse cenário de derrota para o demotucanato, precisamos agora, com o apoio firme de Lula, fortalecer e dar suporte à candidatura Mercadante. Precisamos aniquilar por completo o cancro demotucano e eleger Mercadante é a única forma de fazê-lo! Que Lula e todos os petistas tenham isso bem claro: se conseguirmos eleger Mercadante em São Paulo, estaremos renovando fortemente a atmosfera política brasileira. E o Brasil precisa, precisa muito, disso!

  25. Essa derrota da ditadura midiática(13 famílias controlam as comunicações neste país. Ou controlavam?), que está deixando os reacionários desesperados, é emblemática. Emblemática porque é muito, mas muito mais do que uma simples derrota política. Representa a derrota de um modelo de dominação. Lembro-me de uma frase que vi há muitos anos atrás, proferida por um dos MAIORES HOMENS PÚBLICOS DO BRASIL, O EX-GOVERNADOR(POR TRÊS VEZES)DE PERNAMBUCO, MIGUEL ARRAES QUE, EM SUA SABEDORIA, SENTENCIOU " A ELITE ACABOU COM A DITADURA E PÔS A MÍDIA EM SEU LUGAR". Era precisamente isso(e digo "era" de propósito, pois o controle midiático caminha para extinguir-se)o que representava a mídia em nosso país : a ditadura militar. Ou seja, o objetivo da ditadura : preservar o poder(e o modelo social excludente que ele representa)nas mãos da "elite" branca(existente em todo os estados do Brasil)que construiu em 500 anos UMA DAS MAIS DESIGUAIS E OPRESSORAS SOCIEDADES PLANETÁRIAS EM NOSSO PAÍS. Continua…

  26. Continuação: É esse modelo de Sociedade; anti-nacional, excludente, desigual, violento, racista, submisso aos EUA; que a mídia prega todo dia, através dos "jornalistas" que a servem muarmente, e de um séquito de bestas quadradas que reverberam acriticamente os absurdos midiáticos(muitas delas poluindo este espaço), absurdos que não resistem a um mínimo aprofundamento histórico, e por isso mesmo têm sua base de sustentação no que a mídia gostaria que o Brasil fôsse(e que é o conceito pelo qual ela vê nosso país e seu povo), conceito do qual cada dia nos afastamos mais. Falo de um Brasil "burro", sem ideias, acrítico, manipulável, preconceituoso, estreito. É assim que as 13 famílias da oligarquia midiática "pensam" o Brasil e é em cima disso que elas "trabalham" seu "dicurso jornalístico". Continua…

  27. Continuação : Não é por acaso que desde sempre a mídia pautou o discurso dela pelo denuncismo idiota(Lula é a maior vítima desse tipo de canalhice, desde 89); pelo preconceito(a maneira como a mídia "discute" os movimentos e programas sociais caberia maravilhosamente no "programa" de qualquer partidio nazista); pela superficialidade(as "análises políticas, econômicas ou conjunturais da mídia são deprimentes). Não é por acaso porque é esse o Brasil que a mídia deseja, mais do que deseja, é só nela que ela sobrevive. Daí a sua "morte anunciada". O Brasil evolui a olhos vistos.E o Governo Lula é ao mesmo tempo consequência e causa dessa evolução; numa linda dialética da libertação.E nesse Brasil, não cabem mais denuncismos, superficialidades e preconceitos. Nesse Brasil escolhe-se não só pelos resultados práticos, mas numa escala ascendente, também discute-se projetos, modelos(o crescimento exponencial da capacidade organizativa da sociedade, durante o governo lula,é prova disso).Continua..

  28. Peço à todos que voltem suas energias para evitar a eventual eleição de Geraldo Alckmin.

    Chega! 16 de PSDB em são Paulo basta!

    Douglas Quina

    Mogi Guaçu – SP

  29. Continuação : E, em discussão de projeto, a mídia morre, pois o que ela defende é "indizível", já que representa um modelo excludente(o que "formou nossa Nação)destinado a condenar milhões à miséria, enquanto transfere gratuitamente nossas riquezas para os EUA, garantindo a perpetuação dos privilégios nababescos de 0,5% da população. Alguém poderá achar que estou sendo utópico, que a mídia ainda tem grande poder de influência. Tem, mas a diminuição dessa influência é gritante. QUEM IMAGINARIA, HÁ DEZ ANOS ATRÁS, UM GOVERNO QUE SE SUSTENTASSE NESTE PAÍS ENFRENTANDO A MAIS FERRENHA OPOSIÇÃO(BASEADA NUMA CAMPANHA PERPÉTUA DE DESESTABILIZAÇÃO E GOLPE)E QUE, ALÉM DE CONSEGUIR MANTER-SE, AINDA ATINGIRIA NÍVEIS ALTÍSSIMOS DE POPULARIDADE(REALIZANDO REFORMAS QUE, SE NÃO FORAM RADICAIS, FORAM BASTANTE CONTUDENTES)E AINDA ESTARIA ÀS VÉSPERAS DE ELEGER UMA EX-DESCONHECIDA EM PRIMEIRO TURNO? Continua..

    • Porque esse cara não escreve um blog de uma vez? Quem é que consegue ler esses testamentos escritos em caps lock?

  30. Só poderá votar quem apresentar dois documentos:
    – O título de Eleitor
    -A carteira de identidade
    Providencie desde já o seu título. É rápido, entregam na hora.
    ————–
    Campanha Justiça Eleitoral – Eleições 2010 – Dois documentos http://www.youtube.com/watch?v=4Xi5tYy0ePQ&fe
    Campanha Justiça Eleitoral – Eleições 2010 – Pesquise o passado http://www.youtube.com/watch?v=uN3n-YBdSuk&fe

  31. Continuação SUSTENTANDO A CANDIDATURA DESTA EX-DESCONHECIDA TÃO SOMENTE PELO FATO DE QUE REPRESENTA A CONTINUIDADE DO LÍDER DESTE GOVERNO E DAS MUDANÇAS QUE ELE CONSTRUIU, MUDANÇAS ALIÁS COMBATIDAS COM AFINCO PELA MÍDIA. QUEM PODERIA IMAGINAR TAL COISA HÁ DEZ ANOS ATRÁS? SEM CONTAR QUE ESTE LÍDER(E TAMBÉM A SUA FUTURA SUCESSORA)REPRESENTAM A QUEBRA DE UM CENTENA DE PRECONCEITOS DE CLASSE E GÊNERO QUE SEMPRE EXISTIRAM EM NOSSA SOCIEDADE, E FORAM ADEQUADAMENTE "TRABALHADOS" PELA MÍDIA DURANTE OS ÚLTIMOS 8 ANOS. Pensando dessa forma(quem imaginaria o quadro atual há dez anos atrás)façamos uma pequena divagação e imaginemos COMO NÃO ESTAREMOS DAQUI A DEZ ANOS, COM O APROFUNDAMENTO DAS REFORMAS DE LULA POR DILMA E UMA EVOLUÇÃO AINDA MAIOR EM NOSSA SOCIEDADE. DONOS DO PIG, E LACAIOS DE PLANTÃO : TALVEZ O PÓLO NORTE NÃO SEJA TÃO RUIM ASSIM.

    • Fantástica sua ponderação quanto ao Polo Norte( Se ainda houver). Mas nada será como antes

      destes dias que considero efervescentes. Há quem diga que somos suficientes para enchermos

      a Kombi. Mas não dizem quantas milhares de Kombis o somos. Em meus 48 anos de vida,

      sinto que o sangue corre. Não tenho medo da morte( pois ela é certa!) de caixão, mas abomino a morte da evolução das idéias, e elas estão aí, clao, para quem quiser vê-las.

      Douglas Quina

      Mogi Guaçu – SP

    • Você traçou um bom panorama do momento histórico que estamos vivendo. Precisamos disseminar essa visão e contagiar as massas com esse entusiamo, pois o entusiasmo das massas é um combustível fortíssimo, que acentuará ainda mais nossa vitória iminente e acelerará as reformas de que precisamos. Acredito que isso venha a ocorrer em breve, mas é importante que façamos, cada um de nós, a parte respectiva para melhorar a visão que o povo está tendo e terá, das reais dimensões do que está acontecendo.

  32. texto perfeito.parabens!

  33. De fato o último suspiro parece ter sido mesmo a eleição de Collor com a famosa lorota do “caçador de marajás”

    Estou no mato, vim à cidade para buscar um carvão, não pude deixar de dar uma olhadinha na blogosfera

    No mato ainda não tem banda larga mas, com certeza, é só uma questão de tempo, pois com a reativação da Telebrás e a transmissão pela rede elétrica do Luz Para Todos, tudo é possível.

    Inté.

  34. Boa noite a todos!
    Parabéns a todos que participaram do encontro dos blogueiros progressistas!
    Por falar nisso, estão pegando pesado com o Nassif e o PHA. Deve vir coisa por aí da velha mídia:
    http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/

    • Acabei de ver também. Eles não vão perdoar o Nassif e o PHA. Ninguém pode querer diminuir o poder da velha midia sem autorização das familias de sempre… Mas isso não vai durar muito, não.

  35. Campineiro,cuidado com a reputaçaõ…Edu é casado,pai de família…fica feio essas investidas…Falando sério Edu,hoje os demotucanos deram entrada em 21 ações no TRE contra a Dilma….Se no voto a coisa está preta…vaõ tentar outros caminhos…Gente atentada essa ,né!!! Mais temos algo em comum,eu tbém sou persistente…DILMA E MERCADANTE…e naõ se fala mais disso…Aproveitem e vejam: -45motivos-para-naõ-votar-alckmin.blogspot….

  36. “Toda esta gente a dormir sossegada. É curioso. Mas deixá-lo. Não tarda aí mais uma revolução. Estamos fatigados de constituições, de cartas, de sutilezas, de mentiras. Ah se eu tivesse um jornal ou uma tribuna, como eu abalava tudo isto. Mas para qualquer empresa é preciso dinheiro. Que miséria. Ser filho de um taberneiro e perder a mocidade em busca de pão.” Gustave Flaubert
    Quando em 1869 Flaubert escreveu tais palavras no romance Educação Sentimental, não poderia jamais imaginar que cento e poucos anos depois um jovem universitário ou não, com parcos recursos teria sim condições de ter um jornal ou uma tribuna. Nos 15 anos que a internet se propalou no Brasil, centenas de milhares de jornais e tribunas chegam às casas de milhões de pessoas. E o 1º Encontro de Blogueiros Progressistas é a prova maior do que acabo de dizer.
    Parabéns a todos os que participaram do evento. Certamente um divisor águas nos mares turbulentos da web brasileira. Obrigado pelo espaço, Eduardo.

  37. Eduardo,

    Tá tudo muito bom, tá muito bem…!!!
    Fiquem atentos que o PIG não gasta uma linha sequer, no caso dos jornais, e nenhum segundo sequer, no caso da tv, além de outros meios, para esclarecer aos eleitores que no dia das aleições será OBRIGATÓRIO, apresentar, além do próprio título de eleitor, um documento com foto, o que poderá alijar milhões de eleitores e comprometer todo o processo. Essa camapnha tem que ser feita pela blogosfera com muita intensidade e diuturnamente. Essa situação criada pelo TSE tem o claro propósito de afastar milhões, repito, MILHÕES, de eleitores das urnas e por conseguinte conduzir o resultado para um eventual segundo turno. É muito discutir nossos intereses nesses espaços democráticos, PORÉM, não nos esqueçamos que não se brinca com o PIG "et caterva". Portanto, campanha de esclarecimento, JÁ!!!!!!!!

    • Que se apresente os criativos e criem um banner com os dizeres "Para votar leve o titulo de eleitor e a carteira de identidade. Deposi vamos espalhar pela blogsfera como estamos fazendo com a foto de Dilma.

    • Acho que essa campanha de esclarecimento tem que partir do TSE. E sendo assim o pig é obrigado a veincular. Uma campanha pela internet é muito pouco. Pode sim, é a blogosfera pressionar o TSE a colocar mais esclarecimentos na TV, principalmente. Mandar emails pode funcionar

  38. Eduardo, vendo essa manchete que vc postou sobre pesquisa, fico a pensar se não estão repetindo isso em Minas Gerais ao dizerem que Anastasia subiu 6 pontos e Hélio Costa caiu um. Temos que ficar de olho nesse pessoal.

    • Espere até o Newtão aparecer na campanha. Em uma semana o Leonardo Quintão foi destruído na campanha para prefeito.

    • Não acredito. O Helio Costa é muito ruim. Como diz o PHA, o infiltrado da Globo no governo Lula. E o Aécio é muito forte em Minas

  39. Eduardo, leia este link, do jornal Zero Hora. Coisa estranha, não? Por favor, algum comentarista repassa lá pro Nassif? Não consigo comentar lá, não sei o que ocorre. http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/defau

    Abraço!

  40. Não precisamos mais de oposição!! Estamos esmagando-os, como se esmaga uma pulga entre as unhas! A coligação governista também tem que ganhar todos principais estados, como São Paulo e Minas, e 3 quintos do senado, assim nenhuma lei enviada pelo governo será barrada.
    Com isso poderemos ter de volta a CPMF, cancelar as conseções das Globos, impor impostos pesados às grandes fortunas e distribuir renda aos pobres.
    Também poderemos nos proteger de uma eventual crise econòmica, que costuma derrubar governos, com leis que impessam que o atual quadro governista seja reduzido na câmara e senado.
    Em resumo, poderemos em breve alcançar nosso objetivo final, tornando o Brasil numa grande Venezuela, onde a oposição foi destruída, ou numa enorme Cuba, onde a oposição está apodrecendo na cadeia, ou Irã, onde a oposição teve que deixar o país.
    Agora só queremos PÃO-COM-PÃO!!!!

    • Demotucano, vai chorar suas lamúrias lá no covil do Serra, que é o melhor lugar para você!

      • Oque? É comigo? Não entendi.
        Não queremos o fim da Globo e do PIG?
        Não queremos a volta da CPMF?
        Não queremos acabar com a oposição?
        Não adimiramos Venezuela, Cuba e Irã?
        Porque me chamar de demotucano, se estou enaltecendo tudo o que nós, Lulistas, Dilmistas e PTistas mais queremos e adimiramos?
        Que esquisito!!!

  41. Eduguim,

    Sugestão.

    Movimento contra a censura? É esse mesmo o sentido dos humorista RJ-SP?

    Isso ai não passa de meia duzia de Serrista disfarçados. o PiG por completo. Conta outra piada que essa ai conheço. (vejo assim)

  42. É Eduardo, vai precisar mais alguns anos para consertar os estragos que essa mídia/PIG fez no Brasil. A Dilma vai dar mais um passo nesse sentido.

  43. Eduardo,

    O PiG e o pouco que restou daqueles que se dizem oposição ao governo LULA, já Amargaram oito anos de prosperidade deste País. O povo e o Brasil Cresceram. Agora, Não custa nada resistir. Como disse um dos comediantes do casseta e planeta(braço do PiG), “não existe oposição, nós a seremos.” Vão ser mais oito anos com Dilma, depois volta o Lula e assim vamos …. o tempo nos mostrará os pássaros tucanos apenas nas florestas linda do meu Brasil. Os Demos-Tucanos sei lá…. alguém teria um ideia?

  44. Quero voltar ao assunto vitória avassaladora, enfim eu não esperrava uma derrota nesse nível,não só na presidencial, mas nos estados e principalmente no senado aonde agora o PIG começa a alardear que se não ouver quem impessa a maioria de senadores governistas Dilma irá aprovar o que quizer.
    Mas na realidade o Lula é muito maior que o sistema político brasileiro, ele engoliu com sua popularidade e sua política, todas as dimensões, sua influência vai muito além do que se imagina, ele desmantelou a influência das grandes mídias, desestabilizou completamente a oposição, e o PSDB acreditou que podia lidar com tal fenômeno político, acho que o PSDB perdeu o bonde do tempo, eles poderiam muito bem agora se render ao sucesso de Lula e em vez de oposicionar, entrar em um propósito coerente de modernização política e institucional no Brasil, mas preferiram aderir ao que há de pior no Brasil uma direita que mais é um rescaldo do fascismo, por isso eu tinha perguntado = E agora?

  45. A vitória de Lula não é uma vitória simples, mas uma mudança completa nos rumos da política brasileira, de como se fará política no Brasil, precisamos de uma esquerda forte, mas precisamos de uma direita que não seja essa que conhecemos, mas sim alguma liderança que faça um contraponto, não falo de fiscalização somente mas de visões diferentes sobre como estruturar de agora em diante a maneira de governar o Brasil.

  46. Burburinho desvenda trama envolvendo Globo, Daniel Dantas e os Maias
    http://gmpconsult.com.br/blogdolen/?p=3911

Trackbacks

  1. MÍDIA GOLPISTA DECADENTE « LIBERDADE AQUI!
  2. Entenda a decadência do PIG | Blog da Cidadania | Revista Veja Brasil
  3. Entenda a decadência do PIG | Blog da Cidadania | Veja, Brasil
  4. Entenda a decadência do PIG | Blog da Cidadania | Olha Brasil
  5. Entenda a decadência do PIG | Blog da Cidadania | Veja, Brasil
  6. Entenda a decadência do PIG | Blog da Cidadania | Jornal do Brasil

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.