27 de outubro de 1945

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Publicado, originalmente, em 27 de outubro de 2010 às 01h27m

Há exatos 65 anos, em 27 de outubro de 1945, no interior de Pernambuco nascia um homem que mudaria a história de um país que chegou destroçado aos primórdios do século XXI. Luiz Inácio da Silva, que mais tarde teria o hipocorístico “Lula” acrescido ao nome, chega à data de hoje nas asas de uma trajetória de vida na qual poucos acreditariam se o nosso presidente não tivesse se tornado o brasileiro mais famoso da história, ao lado de Pelé.

Este blogueiro não hesita em confessar a sua admiração por esse homem. E nem tanto por sua impressionante trajetória, mas por um feito que ele logrou perpetuar na história e que muitos outros poderiam ter logrado, bastando que, como fez o filho mais ilustre de Garunhuns (ou de Caetés), tivessem simplesmente governado para todos.

O feito de sair da tragédia social em que foi gerado para se tornar presidente da República é emocionante, é impressionante, mas nem se compara ao desprendimento de Lula de ter sofrido tudo o que sofreu nas mãos da alucinada elite brasileira quando teria sido tão mais fácil governar para poucos e sair do poder exaltado pela mídia como aconteceu – e continua acontecendo – com Fernando Henrique Cardoso.

Por essa abnegação, nutro por Lula um respeito e um carinho que lamentavelmente jamais pude expressar ao próprio e que certamente jamais poderei, pois há muitos em seu entorno mais merecedores de tal honraria, além de a fila dos candidatos comuns como eu mesmo a tal outorga ser tão extensa que, para concedê-la a todos, nosso presidente teria que viver várias vidas.

Hoje é o aniversário de Lula, do ser humano vivo que mais admiro. Quero tanto presenteá-lo, mas não saberia o que dar a um homem para quem a vida deu tudo depois de privá-lo de tanto em seus primeiros anos. Então decidi escrever um texto que ele jamais lerá, mas que ficará imortalizado na internet para que um dia, num futuro distante, os estudiosos de nossa época saibam o quanto aquele lendário líder político foi amado por seu povo.

Parabéns, presidente Lula. Muitas felicidades e muitos anos de vida a V. Excia. São os votos de Eduardo Guimarães e família.

Tags: , , , , ,

181 Comentário

  1. Se o presidente Lula não gravar o ultimo horário eleitoral com o pedido do presente de aniversário que ele quer ganhar , então nós devemos formar uma enorme corrente, para além da blogosfera, para pedir a todos que dêem a Lula no dia 31 o presente que ele gostaria de ganhar. Ele merece, e nós temos a obrigação

  2. Como Brasileiro, desejo ao NOSSO Presidente LULA, o mais republicano de todos na História, muita saúde e vida longa e próspera – assim como, tenho certeza é o desejo da imensa maioria da Nação Brasileira.

    O Presidente LULA, além das evidentes e óbvias conquistas nos campos econômico e social deixa-nos como melhor legado, algo que havíamos perdido – se é que já o haviamos tido: o ORGULHO de sermos BRASILEIROS!

    Sem medo de sermos felizes.
    Parabéns companheiro LULA!

  3. Por sua trajetória nestes ultimos 8 anos, Lula merece ser homenageado todos os dias da sua vida que espero seja longa. A sua obra de retomar a auto estima do brasileiro é grandiosa e inesquecível. Daqui pra frente é continuidade e acreditamos que Dilma é o nome certo para tanto. Lula teve que refazer o país. Parabéns grande presidente. Parabéns cidadão Luis Inácio Lula da Silva. Me orgulho de tê-lo como presidente do meu país.
    http://easonfn.wordpress.com

  4. Fiquei emocionado ao ler esse texto. Na verdade chorei ao assitir o filme: Lula, o filho do Brasil!
    Presidente Lula eu te amo!
    Amo-o do fundo do meu coração, caipira! Nunca antes na minha história de vida nutri por alguem, que não fosse o meu pai Sr Euclides, tamanha admiração, como tenho pelo senhor, presidente! Desde l989 sou seu eleitor, mas nesses oito anos de seu mandato, tornei-me um admirador! Guardo um carinho muito grande pelo senhor! Sei que será dificil nos encontrarmos, por isso, reverencio-o tres vezes desde já! Muito Obrigado! Um abraço forte e cheio de admiração, presidente!

  5. CORRUPÇÃO PSDB: Para os jovens não vivenciaram e os mais velhos que se esqueceram como as coisas eram antigamente, no governo do PSDB. Essa apresentação mostra de forma didática como a corrupção vem sendo tratada de forma hipócrita pela campanha do PSDB por tudo que aconteceu quando estavam na presidência. Vale a pena ver, é quase um dever cívico antes das eleições: http://migre.me/1KzJw

  6. Eduardo,

    Acho que há grandes possibilidades de Lula ler seu recado, ou você tem alguma dúvida que este é um dos poucos blogs deste país, ao lado de Azenha e PHA que eu creio que Lula acompanha de perto, se não pessoalmente, de algum assessor, especialmente contratado para esse fim.

    E uma mensagem de Eduardo Guimarães é muito maior que algo pessoal. É uma mensagem do Presidente do MSM que certamente é compartilhada por muita gente.

    FELIZ ANIVERSÁRIO PRESIDENTE LULA
    ESTAREMOS COM VOCÊ EM TODAS AS SUAS FUTURAS BATALHAS, SEMPRE!

  7. Eduardo,

    Gostaria de me juntar ao seu bonde de felicitações ao nosso querido e estimado presidente Lula e desjar-lhe muitas felicidades, muuuuuiiitaaaa saúde, muuuuiiiitooos anos de vida e dizer pro nosso amado presidente que só poderei lhe dar seu presente domingo próximo, eu e minha família. Com toda precisão e determinação daremos uma muito especial prenda a Lula: digitaremos o número 13 nas urnas caixa-preta da justiça eleitoral do primo de collor e do amiguinho de dantas – hahahahah… E é Dilma lá, galera!!! Vai ser o melhor presente que ele ganhará.

  8. BRILHA UMA ESTRELA, LULA LA!!!!!!!! Esse cara é demaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis!

  9. Eu faço aniversário em dezembro, no final do ano, e quero dar um presente para mim mesmo: no dia 1° de janeiro, ir até Brasília despedir-me desse grande brasileiro, e dar as boas vindas à nova presidenta do Brasil.

  10. Parabéns ao nosso querido Presidente. Meu presente pra ele vai ser apertar o 13 nas urnas!

  11. Excelente texto Eduardo, concordo em tudo o que você escreveu, e sinto que foi uma glória para a nossa geração ter presenciado a trajetório desse homem extraordinário que é o Lula, o maior presidente que já tivemos, e após tantas decepções os céus deram essa benção ao Brasil. Avançamos 50 anos em oito e o Lula para mim é um exemplo de vida e de dignidade.

  12. Caro Eduardo
    Lindo texto ,digno do nosso Presidente,de um digno representante de sua luta.Parabéns Edu,Parabéns Lula.

  13. Perguntar não ofende: o que será que tão admirável ser tem a dizer sobre o seu partido divulgar um manifesto em favor de sua candidata contendo duas indicações falsas de apoio de intelectuais, no caso o diretor José Padilha e a escritora Ruth Rocha?

    • O mesmo que o PSDB fez ao dizer que Marinal Silva apoia Serra.

    • Talvez o mesmo que Serra pense de sua mulher chamar Dilma de \”assassina de criancinhas\” tendo ela mesma feito um aborto

    • Quem tem Oscar Niemeyer, Conceição Tavares, Chico Buarque, Luiz Fernando Veríssimo, Celso Bandeira de Mello e tantos outros nomes ilustres, precisa desses dois “ilustres” desconhecidos?

      Fiquem com eles.

  14. Eduardo. Eu,assim como voce e milhões de brasileiros,admiramos muito o maior presidente que o Brasil ja teve.Mnha admiração não e somente pelos feitos politicos desse grande homem,mas principalmente pelapessoa humana que ele e,e pela sua opção pelos pobres.Sou filiada ao PT e sinto muito orgulho de ter lutado todos esses anos ,desde a sua fundação , para eleger o presidente que deu o pontape inicial para a consolidação do nosso sonho,uma sociedade mais justa e igualitaria.Agora não e mais ´´Sem medo de ser feliz´´ e sim ´´A verdade vence a mentira.Vamos dar esse presente ao grande brasileiroLUIS INACIO LULA DA SILVA.

  15. Agradeço ao Presidente Lula por me fazer sentir orgulhoso de ser brasileiro!
    Feliz aniversário e fique com Deus.

  16. Fui ao Aniversário do Lula hoje no Palacio da Alvorada. Lembrei do seu texto. Embora estivesse tão perto do Lula, sou um dos milhões que não poderia agradecê-lo pela virada que aconteceu na minha vida.

  17. As fotos do Aniversário do Lula estão no meu Google Buzz
    gustav.soares@gmail.com

  18. Presidente,
    Antes de mais nada Feliz Aniversário, muita paz, saúde e amor. Quero dizer ainda que muito de orgulho de te-lo como Presidente do nosso querido Brasil. Trabalho há 34 anos no stor público (CPRM-Serviço Geológico do Brasil), tendo passado por diversos mandatos presidenciais. Quero deixar aqui, com a minha experiência acumulada durante todo este tempo, eu nunca vi uma administração federal tão eficiente. Temos muito a fazer ainda, mas estamos no caminho certo, agora com certeza de um petista que participou inclusive da redação do seu primeiro Programa de Governo na Área de Geologia e Mineração, e conhece bem este país como geólogo.

  19. Trabalhei muito na sua campanha para a eleição presidencial em 2002. Infelizmente, eu já estava adoentado com hepatite C e em 2003, entrei em licença médica, retornando felizmente no final de 2006. Parece que Deus me permitiu sobreviver à fila do transplante de fígado e depois a dois meses de coma por infecção hospitalar, para voltar no seu novo mandto com novas energias para trabalhar em dobro e dar tudo de mim para ajudá-lo a melhorar as condições de vida do nosso povo e ver este país crescer e se tornar a potência que é hoje. Pretendo agora continuar no mesmo pique e colaborar com o mesmo entusismo com a nossa futura Presidente, Dilma Roussef, que continuará com certeza e aperfeiçoará o que foi feito durante o seu mandato, focando agora nos setores que não puderam ter mais atenção enquanto a casa estava sendo arrumada. Um grande abraço e parabéns mais uma vez.

  20. PARABENS, LULA!

  21. Depois de tudo o que foi dito por você Eduardo, e pelos comentaristas, nada mais tenho a dizer, a não ser entrar na fila daqueles que querem manifestar seu apreço e sua admiração por este brasileiro do mais alto caráter e fibra que é o eterno Presidente Lula.
    Antigo funcionário do vice-Presidente José Alencar que fui, do qual também sou admirador de sua trajetória, assim como de seus compromissos com seus colaboradores e com seu país natal, só me resta nesta data parabenizar efusivamente a esse especialíssimo Presidente Lula, ser humano notável e da maior dignidade possível, canalizando a ele todas as minhas preces e energias positivas das quais ele é o mais autêntico merecedor, desejando-lhe vida longa para assistir à vitória absoluta deste país e principalmente de seu povo vilipendiado por tantos governantes medíocres e imorais.
    Parabéns Eduardo, pelo texto conciso, claro e objetivo, de admiração e respeito a esse ser superior que é o Presidente Lula, lamentando o fato de que o mesmo talvez não seja totalmente feliz, haja visto tantos ataques imorais, pestilentos, do qual é vítima de seus contumazes agressores.
    Finalmente o que me acalenta é que não se consegue agradar a gregos e troianos. Por mais que se faça (ele faça) sempre haverá os eternos descontentes, e que querem, ou queriam, mais.
    A você Eduardo, parabéns pelo trabalho e pela luta.

  22. Parabéns pelo seu aniversário! Parabéns pelo trabalho e pela sua tragetoria, que fez com que o Brasil se tornasse um verdadeiro BRASIL de nome respeitado lá fora, parabens o nosso grande lider!!
    Parabens Presidente Lula, desde 1982 voto em LULA, o meu presente para você será mais um voto , que virá em 31 de outubro de 2010, com a eleição de DILMA 13. Avante BRASIL, viva o presidente LULA!!

  23. Querido Lula! Nasci no interior do Maranhão, na década de 70, e acompanhei, ainda criança, os conflitos entre posseiros e pistoleiros do latifúndio. Acompanhei romarias e mutirões à zona rural com a finalidade de gritar contra os assassinatos de lavradores. Muita gente foi morta pela grilagem na década de 80. Naquela época, os lavradores, o pessoal da igreja católica que pregava a teologia da libertação… já falavam de um país governado por você. Cresci associando seu nome à justiça. Com 10 anos, obviamente, eu não sabia sua história, mas sabia quem era você e o que vc havia feito pelos trabalhadores, o que vc havia sofrido nos porões da ditadura.

    Vieram as eleições 89. Lembro da alegria das pessoas humildes ao falarem de você, de sua força, de seu otimismo. Lembro que as noticias mentirosas da imprensa deixavam a gente irritada, num desassossego. O único meio que tínhamos era o´rádio e a TV, que prestavam um serviço vil. Sabíamos dos descalabros por fontes orais. Lembro que quando estava na 8 série, recebemos um livro de história que, na parte da República, estampava sua foto. Que orgulho ver você num livro de História. Que orgulho ler sua história num livro de História. Passaram-se muitos anos. Você foi eleito presidente. Eu já não morava mais no Maranhão. Como tantos, como você, tinha migrado ao sudeste, em busca de avanços. Acompanhei a mudança que o seu governo proporcionou ao país. Quando viajava pelo nordeste, via as pessoas trocando os jegues por bicicletas, e essas por motos, enquanto alguns trocavam motos por carros. Vi o pobre plantando sua horta na certeza de que os frutos dela dariam qualidade de vida. Vi as donas de casa comprando alimento com o dinheiro do bolsa família. Vi as pessoas alegres porque tinham o que comer. Eu mesmo me beneficiei dos avanços, porque fiz mestrado e doutorado com auxílio de bolsas (capes e cnpq) e hoje procuro um pós-doutorado (talvez fora do país).

    Presidente, o senhor é o líder que este país precisava para diminuir o fosso entre ricos e pobres, letrados e iletrados, norte-sul, famintos e saciados… O senhor mostrou a este país que todos devem ter de fato as mesmas oportunidades e só isso fará o país ser visto com outros olhos. O senhor, um torneiro mecânico, se tornou o homem mais respeitado de 500 anos de Brasil.

  24. Segue o link para as fotos da festa de aniversário do Lula feita pela militância na porta do Palácio da Alvorada.
    http://www.google.com/buzz/Gustav.Soares/6R714Mbk

    Talvez seja necessário logar no gmail para acessar.

Trackbacks

  1. Tweets that mention 27 de outubro de 1945 | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.