Record exibirá Muito Além do Cidadão Kane

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Do Jornal do Brasil On Line

Clássico das videotecas nas faculdades de jornalismo e hit no Youtube, o polêmico documentário Além do cidadão Kane será exibido pela primeira vez na TV aberta brasilera em 2011, pela Rede Record, 17 anos após sua estreia no exterior.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, que não quis precisar a data exata da veiculação. Comprado em 2009, o documentário ainda não foi exibido porque a Record temia ser processada pelo uso de imagens da programação da Globo presentes no filme.

Histórico polêmico

Obra dos britânicos Simon Hartog e John Ellis, Além do cidadão Kane já nasceu polêmico. O documentário conta parte da história da TV Globo e da sua influência na política brasileira.

—–

Comento:

A obra detalha a posição dominante da Globo, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas. Roberto Marinho foi comparado a Charles Foster Kane, personagem criado por Orson Welles em 1941 para o filme Cidadão Kane.

A primeira exibição do filme no Brasil ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio, em 1994. Um dia antes da estréia, a polícia militar recebeu ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme.

Em 2009, a Record comprou os direitos de transmissão do documentário por aproximadamente 20 mil dólares. Finalmente, parece que conseguiu derrotar na Justiça a censura que a Globo impôs ao documentário britânico.

Recebi informação em off de que a Record estaria ameaçando exibir Muito Além do Cidadão Kane porque a Globo pretenderia atacar de novo a Igreja Universal. Se exibirá para retaliar ou chantagear a concorrente, porém, pouco importa.

Para assistir ao documentário já, sem ter que esperar pela Record, clique aqui

Tags: , , ,

54 Comentário

  1. Ótimo! censura nunca mais. É bom para as pessoas verem quem a Globo realmente é!

    • Que maravilha espero que seja no inicio de abril, assim coincide com a programação nova da dita cuja!

      • Espero que seja exibida e re-exibida na Record News, que seja exibida e re-exibida na Rede Record (aberta), e que seja exibida e re-exibida no portal R7 .

        Aliás, a Rede Record deveria fazer um pré-lançamento deste vídeo, fazendo uma belíssima reportagem com os autores ingleses, bem como, com as pessoas que participaram deste histórico documentário .

    • sério? a record é uma santa, a empresa que copia descaradamente a grade da rvial !! briga de monopolio nen uma das 2 prestam … procure saber sobre os bastidores da record ai sim, uma é tao suja qnto a outra

  2. Muito boa notícia! Agora devemos divulgar ao máximo, nas redes virtuais e no boca a boca, porque o povão precisa ver essa peça histórica e reveladora!

  3. Gente, nuncredito qui a velha senhora Globo queira obstaculizar a liberdade de imprensa que ela teme perder! quidiabo de liberdade é essa?

  4. ‘Isso. Sugerimos ainda á Record fazer uma ediçao mais resumida, eliminando as partes mais longas e chatas para o expectador… e mantendo em destaque os… os,digamos, pontos altos da escalafedosa estoria da ex platinada.
    repeti-la mais que os gols do ronaldo.
    abs

  5. Documentário obrigatório para todos os brasileiros, merecia um remake atualizado de pelos 2 horas contando os podres destes últimos 20 anos. Tomara que passem em horário nobre e reprisem durante dias a fio.

  6. A rede Globo, a maior remanescente da ditadura, está perdendo seu poder de censura, aliás vem perdendo audiência dia a dia. Por causa da propriedade cruzada, ainda detem outras meios de comunicação, formando uma grande holding, que foi financiada por todos os contribuintes deste país, desde a ditadura. Além da grana do exterior que a Time-Life, ilegalmente, fez com esta rede criminosa.

  7. Espero que as duas não cheguem a um acordo tipo não mostre meus podres que não mostro os seus. Quero ver sangue! Um vale-tudo digno de Anderson Silva versus Victor Belfort.
    Já imaginaram carta branca para o Rodrigo Vianna escarafuchar a Globo?

  8. SENSACIONAL!! Capitalismo não é concorrência? Pois então…

  9. A propósito do “Além do Cidadão Kane”.
    Alguém sabe que fim levou o processo que seria apresentado contra a Globo acerca do episódio da bolinha de papel?
    De que adianta remexer no passado longínquo se não conseguimos nem desmascarar o que fizeram nas nossas barbas há menos de tres meses, num episódio em que estava em jogo o futuro do Brasil nos quatro anos seguintes.

  10. Boa iniciativa.
    Pena que ainda não divulgaram a data de exibição, mas é importante uma grande mobilização na rede.

  11. A Record poderia fazer uma atualização. Afinal, 17 anos já se passaram e de lá até hoje, a vetusta e encardida Globo aprontou poucas e boas. E fazer algumas edições, do tipo “melhores momentos” e exibi-las durante uma semana. Como uma minissérie.

    • Incluir, por exemplo, o episódio da “bolinha de papel” e o da “gargalhada da Dilma” na primeira reunião ministerial, que foi objeto de reportagem do El País.

  12. Edu,
    O que o Sr. acha de um debate entre os blogueiros progressistas e os blogueiros pró direita desse país?Acho que seria muito interessante, seria o “DEBATE DO SÉCULO”.

    • Para isso os de direita teriam que aceitar e eles não topam nem que a vaca tussa.

      • Eles são covardes mesmo, mas seria lindo o debate, como no filme ” O GRANDE DESAFIO”.

      • Taí meu Caro Edu, gostaria de vê-lo frente a frente com a Barbie da Veja (Augusto Nunes). Mas, o covarde nunca aceitaria isso.

        • Vamos dizer que colocassme o PH ou o Nassif, porque ele alegaria que está muito acima de um caixeiro-viajante como eu. Nem assim. Não debateria. Teria medo, paura, pavor. Não tem argumentos ou inteligência. Ou razão.

          • Tadinho do Augusto Nunes, num debate aberto com qualquer jornalista ou blogueiro honesto deste País. E são muitos.
            O amigo comentarista aí que desafia o Edú Guimarães não conhece a força da Verdade sobre a empulhação remunerada. Augusto Nunes não é burro, só vendeu sua alma ao patrão. Em cinco minutos ele se entrega.

    • Interessante a proposta.

      “Sujinhos X Limpinhos”

  13. Esse filme é ótimo, mas é engraçado ser apresentado por uma emissora brasileira, o filme critica princiaplmente a globo, mas, e ideia principal é o papel que as emissoras de tv tem com o seu público, e a Record também se encaixa nesse perfil.
    Mesmo assim, é louvável que esse filme passe em canal aberto, se uma pessoa, já começar a ver a tv com outros olhos, já estará de bom tamanho!

  14. Sem nenhuma intenção de ingressar pelos malditos preconceitos afora, é triste constatar, como pude fazê-los em outros blogs (não neste do Eduardo), como desce o nível gramatical daqueles que defendem a Globo nessa questão da possível apresentação do “Além do Cidadão Kane”.
    Isso é o resultado de anos a fio de uma programação medíocre, voltada unicamente para uma audiência cativa (sem nenhuma qualificação) tendo como subproduto fundamental o aumento do IBOPE de seus telejornais.

  15. No site do ‘vermelho’. está la.
    Aviao da força aerea USA entra na argentina com armas, drogas(remedios?), equipamentos inclusive varios GPS nao listados pela embaixada. Alfandega portenha apreende o material. La em Bauru,como diria azenha, entrar com coisas assim tem outro nome. Tem gente q vai se surpreender..
    Mas pensando bem, se dna cristina continua com esse comportamento insólito desse jeito, quem vai nos defender enfim, contra o terrorismo internacional, né mesmo?

  16. Acho q a record vai guardar essa carta na manga

  17. Tá, quando a Record levar o documentário ao ar vem a Vênus e joga um blockbuster pra pegar toda a audiência que AINDA desconhece o fato. Sabe quem verá? Apenas os que já sabem disso há tanto tempo……….! Pena.

  18. A globo comprou o filme Lula o Filho do Brasil para exibi-lo logo depois das eleições e até agora nadica de nada
    Como se sabe, a Globo comprou o filme na calada da noite para passar a perna na Record
    Temos que exibir da Globo a exibição do filme
    Não cumprir o que prometeu demonstra no minimo bandidagem

  19. Edu, assistir a esse documentário na Universidade, e era um ti ti…á época…O PIG Globo tinha conseguido proibir exibição no Brasil, via Justiça CARCOMIDA do Brasil. Entrei no http://www.r7.com e ao lado esquerdo do site tem uma série de assuntos …..e onde está escrito ARCA UNIVERSAL, site do Edir Macedo, tem uma bela colocação sobre tal documentário. Conta já, e pode ser visto, basta clicar. Muito interessante. Pra destruir o PIG GLOBO,vou me aliar ao DIABO. Como disse MAQUIAVEL: Pra manter o PODER, o príncipe tem que usar todos os meios, se não é dígno de Governar, é o que o PIG GLOBO Praticou e continua a praticar Maquiavelicamente falando, como se fosse o GOVERNO do Brasil. Esse PIG, tem que ser destruído pelo POVO, são portavozes de Tio Sam e da política Neoliberal Mundial, não têm compromisso com o Brasil e os Brasileiros. Vide seus jornais OPINATIVOS das 20:30 hs,e o famigerado Jornal da Globo, com os Vigaristas Políticos que se passam como Jornalistas: William Waac e a desinformada Cristiane PELAJO, Um HORROR! Sem dúvida são Militantes do PIG, e sem compromisso com a Verdade Factual, e sim, com o PIG Internacional , Jornais, programas na GloboNews, sempre um acinte ao Povo Brasileiro, reproduz WALL STREET ipis literis e a camarillha da Casa Branca, é assustador a subserviência ás Políticas de Tio Sam. de Belo Horizonte.

  20. Provavelmente a Record comprou o documentário para ter uma forma de dissuadir a Globo a não noticiar nada sobre as relações da Igreja Universal com o business religioso e o controle (legal ou não) que a Igreja Universal tem sobre a Record.

    Eu quero a queda da Rede Globo, mas não quero que a Record assuma simplesmente o lugar da Globo.

    Por isto é necessário a nossa “Ley de Medios” para acabar com o uso político e privado de concessões públicas por empresas que só pensam em usar as informações como mercadorias e nada mais.

    Torço para a Record sempre denunciar as falcatruas da Rede Globo, mas não me iludo, sei que a Record quer assumir o lugar da Rede Globo.

  21. Edu, na Grade ´a esquerda onde está escrito ARCA UNIVERSAL, clique e a seguir encontrará destaques e tem um Vídeo muito Bom com o título: A História Não Revelada da Rede Globo e depois, uma SÁTIRA do PIG GLOBO, é de ARREPIAR! Confira. http://www.r7.com de Belo Horizonte.

  22. Tomara que passe na Record ( em todos a rede, inclusive Record News e R7 ), se espalhe de forma incontrolável pela internet e seja visto por milhões e milhões de pessoas!

  23. Gostaria mesmo é que eles exibissem e reprisassem todos os dias, em várias faixas de horário, ao longo do ano inteiro – com direito à edição em formato de minissérie (com lançamento e divulgação de super produção) e especial de fim de ano… Ah, e com mesa redonda (claro!) após cada uma das milhares de exibições…

  24. Sei não,mas não acredito muito que a RECORD exibirá esse documentário. Não em situação normal.

    Acho que a Record adquiriu os direitos desse documentário como “fogo de barragem” para evitar que a Globo apronte alguma.

    Vamos torcer então pra Globo aprontar alguma e a Record enfim jogar m…. no ventilador!!!

  25. Já assisti ao documentário neste espaço, o qual mesmo passando algumas informações esteriotipadas sobre o Brasil, acerta em cheio ao mostrar não apenas as origens criminosas da globo, um produto da associação do canalha Roberto Marinho com a ditadura militar e o dinheiro estadunidense(oriundo do Grupo Time Life); mas também é preciso ao expor as manipulações globais realizadas diariamente em sua programação alienante, voltada a submeter as massas a um processo contínuo de lavagem cerebal ideológica, com o intuito de fazerem-nas acreditar na “naturalidade” do Sistema de Exploração a que são submetidas, prática levada a cabo tanto através da incutação dos valores e da ideologia da classe dominante nos dominados, como pela destruição da auto-estima dos últimos, vendendo-lhes um padrão de “Beleza” e de “Sucesso” incompatíveis com a realidade em que vivem. Além disso, também o documentário apresenta os inúmeros crimes informativos globais, aqueles acontecimentos em que a tática de manipulação de Roberto Marinho chegou ao cúmulo da distorção e da censura, com o objetivo de impedir os brasileiros de tomarem conhecimento sobre ações coletivas que ameaçavam os dominadores, como na tentativa de esconder o Comício das Diretas Já; na censura às lideranças populares ou na edição forjada do debate presidencial entre Lula e Collor. Se a Record(outra concessão pública controlada por um pilantra, apenas esse pilantra, por motivações exclusivamente pessoais, pode acabar, mesmo que não tendo com elas nenhuma relação, a servir às causas populares); acabar por exibir o documentário após a Globo mostar uma matéria contra a Igreja Universal, melhor ainda : Se as duas se matarem, só quem ganhará com isso será a verdadeira liberdade de expressao!

  26. Acho estranho, que nenhum Internauta questiona a REDE BANDida, e seu reacionalismo. É Porta-voz: do ATRASO. Vide Panuzzio, Veja a fala do desprezível MITRE, Neumani, ….VERDADEIROS LIXOS Humanos, Boechar…Joelmir B……., O LIXO em sua EXPRESSÃO Maior. Pergunte, a esses PERMISSIVOS, o que fizeram POSITIVAMENTE pelo Brasil? Bando de VIGARISTAS! E que fizeram pelo POVO? Bandidos! Picaretas! de forma CONCRETA. Enganadores! de Belo Horizonte.

  27. Edu, vou de BOLINHA de PAPEL, aquele samba sobre o Zepedágio. Da Turma da PORTELA, a quem quero solidarizar pelo VOGARÉU GERAL. Conte comigo. Mas o Samba da bolinha de Papel , pegou GERAL. Confira: Deixa de Ser Enganador….Uma Bolinha de Papel, não fere e CAUSA DOR…..A PORTELA mandou BEM….DEIXA de Ser ENGANADOR….. de Belo Horizonte

  28. Importantíssimo que a Rede Record exiba esse documentário,e que o faça em vários horários e com ampla divulgação prévia. Alguns milhões de brasileiros poderão saber, pela primeira vez, a podridão que cerca a concessionário Globo, empresa que mais contribui para a alienação e desinformação no nosso País.
    Uma emissora que não obedece a nenhuma lei, nenhum contrato (pornografia é probida em canais abertos, e o BBB está no ar!) precisa ser avaliada pela população, que é a dona do canal. Tomara que a Record cumpra a promessa, não importa com quais objetivos: servirá ao debate sobre Comunicação no Brasil.

    • Foi a por causa da globo que diminuiram o fuso horario( para nao se preocuparem tanto com os horarios), ela faz as leis! Por que voce acha que o documentario foi censurado aqui em 1994?

  29. ISTO E PODERIA CONTAR COMO O EDIR MACEDO COMPRO A REDE RECORD! #AporveitaQueEstaSonhandoEPedeUmPonei!

  30. Vai ser o sujo falando do mal lavado!
    é lamentável!

  31. Tenho Ódio de quem usar o discuso banal “A Globo Manipula as Pessoas”, é necessário ter o conhecimento do Todo… Não é só a Globo q Manipula, TODOS os meios de Comunicação, sem a mínima exceção estão ae para tentar manipular as pessoas, mais como a maioria só conhece a Globo, vamos argumentar:
    Se a Globo manipula as pessoas, a CULPA NÃO é da Globo, a culpa é de Cada Um, que recusa-se a ver, o que está bem na frente dos olhos… Se a Globo te manipula, a CULPA não é dela, a culpa e sua, que não tem Educação/Conhecimento suficiente para discernir o que é Verdade e o que é Mentira, o que Faz bem e o que não merece ser visto!
    Não estou defendendo a Globo, mais também não podemos culpa-lá (ou como já disse, culpar qualquer outro meio de comunicação) por manipular as pessoas!

    • Acontece que é com um concessão pública, que pertence a todos. A Globo pode manipular o que quiser, ou tentar, mas com seus próprios meios. Quando usa recursos públicos, aí não dá. Por isso que os países civilizados regulam a mídia, mas você não deve saber disso

  32. pergunta?????

    Por

  33. pergunta?????

    Por que o nome do documentario é alem do cidadão kane????

Trackbacks

  1. Tweets that mention Record exibirá Muito Além do Cidadão Kane | Blog da Cidadania -- Topsy.com
  2. Record exibirá Muito Além do Cidadão Kane | Blog da Cidadania | Vivo Media Group
  3. Record exibirá Muito Além do Cidadão Kane | Blog da Cidadania | Via Media

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.