A próxima capa da Veja

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Está cada vez mais difícil acreditar na Veja, para quem quer. Não bastando provas materiais e testemunhais de que seu repórter tentou invadir o domicílio de José Dirceu e a ausência de mísero indício de que ele se reunia com correligionários em um hotel de Brasília para fazer negociatas e conspirações, ela se porta como culpada e ele, como inocente.

O ex-ministro supostamente é o acusado. Ao menos para o grande público, que, ainda – eu disse ainda –, não ficou sabendo do que a revista andou aprontando. Dirceu, no papel de culpado, deveria estar fugindo da repercussão e a Veja, no papel de acusador, deveria estar surfando nela.

Exposta em bancas de jornais por todo país e tendo recebido alguma cobertura da grande mídia, a revista estaria em melhores condições para continuar a vender a sua denúncia do que Dirceu a dele. O que se esperaria, portanto, é que a Veja estivesse falante.

Não é o que se vê. Ontem, assisti a uma extensa reportagem da Record News sobre o caso. Uma matéria correta que contou com entrevista de José Dirceu, que desceu a lenha na Veja. Essa emissora foi o primeiro grande meio de comunicação a se somar à extensa cobertura de pequenos veículos que vem suprindo a afasia jornalística dos grandes.

Dirceu está em uma maratona de manifestações públicas sobre o caso, iniciada quando denunciou em seu blog que a Veja mandou alguém tentar invadir seu quarto de hotel. Nos últimos dias, porém, a frase mais repetida da política tem sido a de que a revista não irá comentar o assunto com a fila de veículos que se propõem a ouvir a sua versão dos fatos.

Claro que deve estar caçando alguma coisa para tentar “matar” o assunto em sua próxima edição. Veja procura algum indício que fortaleça a sua matéria. Está engendrando mais um editorial que tentará vender como reportagem. Necessita, desesperadamente, mudar uma pauta de discussão que cada nova negativa de se manifestar, incrementa.

A próxima capa da Veja, portanto, reveste-se de expressiva importância para o jogo político. O escândalo surdo que a envolve pode ter desdobramentos na postura do governo Dilma em relação à mídia – ou não, o que não deixará de ser um desdobramento político descomunal. A grande aposta é se a revista tentará mudar de assunto ou virar o jogo.

Façam as suas apostas, pois.

Tags: , , ,

154 Comentário

  1. Sinuca de bico! Estão muito enrolados e danam-se a falar um amontoado de cantilenas sem nexo: Dirceu não podia receber autoridades no hotel, tinha que ir falar com as autoridades em locais públicos, tudo que ele fizer tem que ser transparente, ele tem que dizer o que conversou com as autoridades,as autoridades têm que explicar o que falaram com ele. etc.etc.
    Parece que “esqueceram” que em termos de hierarquia partidária o Dirceu está no topo, é um dos dirigentes máximos do Partido, eleito para tal pelos filiados. Parecem que “esqueceram” o que é uma estrutura e uma vida partidária.
    E parecem que “esqueceram” que O Brasil é uma República Federativa e que tem uma ordem legal e constitucional. Principalmente,”esqueceram”que a ditadura já acabou faz tempo.
    Pobrecitos!

  2. Eduardo, olha só que campanha boa pra gente encampar:

    http://oi55.tinypic.com/xf98aq.jpg

  3. Hoje, Dirceu.

    Amanhã, você.

    Depois, eu.

  4. É interessante quando a acusadora passa a ser acusada. Resta ver se haverá alguma condenação contra a revista. (Se valer a regra aplicada no julgamento da Jaque pela Câmara dos Deputados, eu duvido).

  5. Veja, Estadão e Folha de SP procuram novos candidatos para cargos jornalísticos: http://fococidadao.blogspot.com/2011/08/veja-estadao-e-folha-de-sp-procuram.html

    Se você possui o dom de omitir, manipular e esconder a verdade, faça já suas inscrição no site http://www.euseimentir.com.br ou pelo e-mail: mentiratempernacurta@vagas.com.br.

    Os candidatos deverão primeiramente passar pelo teste do polígrafo (detector de mentiras) para saber se realmente estão aptos a ocupar as vagas a serem preenchidas.

  6. Na verdade todas as emissoras agem conforme seus interesses, sendo que a Record é mais governista e o resto (Globo, SBT…) oposicionista!

  7. A revista Veja é useira e vezeira em armar escândalos que maculam personalidades da vida nacional, gerando mal estar no governo e gerar na opinião pública, clima de suspeitas sobre determinado acontecimento.
    Neste caso do Zé Dirceu, indiciado no inquérito do mensalão e alto dirigente do PT que atua hoje na vida privada fazendo lobby para diversas empresas de porte, as suspeitas de que esteja fazendo tratos para continuar a ter influência na vida político-administrativa da Nação, são muito fortes, mas não são motivoo para atropelar a lei e a ética profissional do jornalista. Houve comportamento irresponsável da revista e de seu jornalista envolvido, mas Dirceu também tem culpa por usar um método muito pouco recomendável para manter contatos com funcionários do governo que ao acederem o convite de Dirceu, estão quebrando a confiança depositada neles por seus chefes imediatos, ministros e a própria Presidente da República.
    José Dirceu que já foi hábil praticante da politicalha nacional, meteu o pé na argola e mesmo que senhor das melhores intenções, está sendo alvo de duras críticas que deveria amenizar, esclarendo ao governo sua atuação ou mostrar-se contrário a sua atuação, propondo medidas alternativas. Poderia até usar o ROUBO QUE OS APOSENTADOS SOFREM HÁ DÉCADAS como causa que o moveu a interceder junto de membros do governo ou sugestões para acabar com a roubalheira infame que grassa pelos ministérios.

    • Me desculpe, mas alguém que tem sua privacidade invadida nã tem culpa concorrente. Não há sequer uma investigação para se saber se José Dirceu pratica ou praticava qualquer atitude ilítica em Brasília. Por outro lado, a atitude da revista (?!?!?!?!!?) Veja não foi meramente irresponsável, como o senhor afirma. Foi criminosa, abominável para um país que é governado por um estado de direito. Na Inglaterra essa prática levou ao fechamento de um grande jornal, de um grande grupo midiático. Aqui no Brasil atitude semelhante é mera irresponsabilidade? Desculpe-me de novo, mas o senhor está culpando a mulher estuprada por usar minissaia. É lamentável!

  8. É o PIG agindo mais uma vez contra o Zé, tem jeito não, agora vai ficar provado o jogo sujo que este tipo de revista “espie” faz com um cidadão que ainda esta prá ser julgado e quando o for, lógico será inocentado. Força Zé Dirceu, você é meu!

  9. Abaixo a DITADURA do PIG !!! Eita revistinha ruim !!! Vão trabalhar, mostrar o Novo Brasil construido por Lula e que continua crescendo e crescendo, sem crise e de uma economia que avança a cada dia e coloca a cidadã e o cidadão, hoje, cheo de felicidade, a felicidade de alcançar tudo que não alcançava antes, valeu Zé Dirceu por sua bela e inteligente entrevista, conte comigo companheiro!

  10. A situação da Revista Veja pode ser boa ou má para uma grande discussão do papel da mídia em suas reportagens. Todo conglomerado comercial acusará o movimento legítimo, em prol da democratização dos meios de imprensa e da libertinagem irresponsável das matérias em destruir reputação, num ponto de discussão política “desconstrução das denúncias no STF” do ex-ministro José Dirceu, onde foi cassado de seus direitos políticos, devido à denúncia do Mensalão no Governo Lula.

    Esse processo deve surgir de segmentos como nosso, e amplificado pelas correntes democráticas políticas, mas o Sr. José Dirceu não poderá de jeito nenhum encabeçar as manifestações para uma lei de responsabilização da mídia, conhecida na Argentina como Ley de Medios.

    Se conseguirmos fortalecer as manifestações junto com as correntes do PMDB e PR, sem dúvida não terá volta o debate do papel irresponsável e partidário que os canais comerciais da mídia estão ligados, abrindo assim, uma melhora nas potencialidades das diversidades políticas, sociais e trabalhistas de nosso país.

Trackbacks

  1. Bomba ! Bomba ! Edu e Henfil revelam capa da Veja | Conversa Afiada
  2. A Veja enroscada - Blog do Prof Guilherme
  3. A próxima capa da Veja – Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania: – Marcelo Souza
  4. Bomba ! Bomba ! Edu e Henfil revelam capa da Veja Portal Cwb

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.