Governo de SP é fascista, mas o da Bahia parece incompetente

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Critico muito o governo de SP porque em meu Estado vige uma ditadura disfarçada. Seus últimos governantes são maníacos com sonhos ditatoriais e desprovidos de qualquer sensibilidade social. Todavia, em que pesem os excessos inaceitáveis da Polícia Militar baiana, a incompetência do governo Jacques Wagner é escandalosamente evidente.

Não há saída para o governador baiano. Os métodos dos grevistas mostram que a PM da Bahia é composta por maníacos irresponsáveis. Tudo bem que Wagner tenha herdado o problema, mas seis anos é tempo suficiente para limpar e profissionalizar a PM. Se continua ruim, portanto, a culpa é do governador.

É melhor ter um governador incompetente que um governador fascista? Em termos. Claro que é muito pior ter um projeto de higienismo social e de opressão da divergência, como em São Paulo. Todavia, a incompetência também causa danos seriíssimos. Basta ver a situação da Segurança Pública na Bahia, que é tão ruim quanto a de São Paulo.

É por isso que o PT não consegue governar mais Estados, apesar de ter um projeto vitorioso em âmbito federal. Quando tem a oportunidade de mostrar serviço a fim de estimular outros entes federativos a lhe dar uma chance, faz governos que deixam acontecer tragédias como a que se vê na Bahia neste momento.

Vejam o governo fluminense. Pode até não ser bom visto de perto, mas, de longe, está mostrando serviço. Já o governo baiano não tem o que mostrar. Ou, se tem, falta-lhe competência para tanto. É por isso que o povo de São Paulo se aferra a um grupo político demente como o que governa o Estado hoje. Afinal, droga por droga…

Tags: , , , , ,

195 Comentário

  1. O melhor que não tivesse nem um nem outro,mas isso é impossível.A incompetência do governador da Bahia é a mesma do Eduardo Azeredo PSDB,quando da greve da PM mineira que resultou na morte de um soldado, aliás, salvo engano, minas foi o primeiro Estado a ter uma greve armada da polícia militar.O problema é o meio de acesso aos quadro da polícia militar, é uma seleção muito sem critério, como se explica o sujeito que é pago pra defender a população se volta contra ela na primeira oportunidade.Um sujeito desse não tem a menor condição de usar uma arma de fogo e fazer parte da segurança pública de seu Estado.O governador Jaques Wagner foi incompetente ao extremo por deixar a situação ficar fora de controle, isso demonstra falta de comando aos seus subordinados.Quanto ao governo Alckim, eu nem comento, porque é perda de tempo.

    • É impressionante a quantidade de idiotices que são escritas por aqui. Quer dizer que o problema é que escolha para integrar as PMs é feita sem muito critério ?Com o salário de fome que é pago a um policial militar na Bahia, queriam o quê? Provas da OAB? Provas de ingresso ao IME/ITA?
      É o pessoal das classes mais pobres e de menor escolaridade que forma o contingente das PMs. Diz-se muito por aqui que a polícia militar não presta, que é truculenta, mas vejam o caos que se instala quando ela não está presente nas ruas enfrentando a marginalidade para que os especilistas em polícia daqui fiquem tranqüilos, com seus enormes traseiros sentados em frente ao computador escrevendo bobagens para internet . Os cagões da esquerda são os primeiros ligar para o 190 quando ouvem um barulhinho no corredor.

      • Ou os idiotas da direita quando resolvem ligar para os jagunços da PM para descer o pau em trabalhador em greve como os professores, não companheiro?

      • Ligamos 190 pq é A ÚNICA ALTERNATIVA, meu caro! Ser a única alternativa não é um mérito da PM.

        Realmente, ainda bem que não se exige “provas da OAB ou do ITA” pq vc, cetamente, jamais teria passado, com uma argumentação tão frágil.

        O fato de que paga-se pouco – e com isso eu concordo – CRIA o problema. Mas não exime a PM de ser um lixo. Pode não ser “culpa” da corporação, mas é o único adjetivo que cabe: a PM criada pelos baixos salários NÃO PRESTA.

        Quer vc goste disso, ou não.

        • Não é a única alternativa não; vc pode comprar uma arma de calibre permitido(possuo uma de calibre restrito) e mantê-la em casa para se defender e não necessitar chamar o lixo para espantar o ratinho que faz barulho no corredor da sua casa. A ojeriza que vc tem da policia militar deve ser de fundo emocional; não é porque vc não consegue encontrar sua cara-metade entre os Policiais Militares que a tropa não presta. Quanto a observação de eu ou alguém ter ou não capacidade de passar num exame da OAB, IME/ITA ela é tão esdrúxula quanto o resto de seu texto. Em uma era em que temos o filho de uma faxineira no Supremo, em que tivemos um presidente da república que mal concluiu o primeiro grau e não consegue falar meia dúzia de palavras sem deixar de cometer ao menos um erro de concordância (o que não lhe tira qualquer mérito, ao contrário), em que tivemos um vice-presidente que com apenas o segundo grau conseguiu ser um dos grandes empresário, do país vc vem com esse papinho bobo , tenha paciência. Vc anda lendo muita revistinha de fofocas.

          • Cara sou de esquerda desde a Universidade e tenho 50 anos. Fiz ainda na época da ditadura militar quando tinha dezenove anos, muitas reuniões com outros da mesma idade que eu no Diretório Acadêmico de Engenharia e dentro das mochilas juntos com os livros levavamos facas e revólveres, para a possibilidade de algum confronto com tipos como você, pois naquele tempo apesar do início da abertura ainda poderia-se desaparecer de uma hora pra outra nas mãos dos agentes da repressão.
            Votei contra o plebiscito que queria negar aos brasileiros a posse e o porte de armas de fogo. Hoje como você bem sabe é quase impossível comprar e portar uma arma, pois que o estatuto do desarmamento contrariando a vontade da maioria da população assim o faz e nos deixa a mercê de bandidos fardados ou não.
            Cara estando armado ou não, não preciso de proteção de capitães de mato.

          • Não, isso não é “alternativa” alguma. Cabe ao Estado garantir a segurança. E o 190 é a forma como o Estado o faz.

            Dizer que os indivíduos “podem” garantir a própria com uma arma é simplesmente irracional. É um argumento infantil que nega e ignora a responsabilidade do Estado apenas pra satisfazer a sua conclusão.

            Aliás, quem já esteve em tiroteio sabe que a arma não garante nada. Mesmo com treinamento. A 5 ou 6 metros de distância, é apenas questão de sorte.

            E tirar a sorte não é segurança pública.

            Ter arma em casa só é garantia de insegurança. De que será possível confundir um filho com um ladrão a noite e matá-lo. Quantos casos desses já não aconteceram?

          • Aliás, sabe qual o problema com esses tipos que batem no peito e chamam os outros de “cagões”?

            É que só ladram.

      • “Os cagões da esquerda são os primeiros ligar para o 190 quando ouvem um barulhinho no corredor.”

        Vem cá cara, vc acha que ser de esquerda é ser contra a PM. Aí é que vc se engana, claro que queremos uma polícia bem treinada, com bons policiais, que ganhem bem, que de fato cuide da segurança pública. O que se critica da polícia, em muitos casos, não é culpa do soldado, mas da estrutura em si.

        Outra coisa, nós, os cagões de esquerda, também pagamos impostos, e consequentemente, seus salários, portanto também temos direito de usar o serviço de polícia.

        Vcs acham que os “cagões de direita” não os criticam também? Que muitos não são contra vcs?

        Não leve por esse lado. Tem muito bom policial que não pensa deste jeito.

      • Caro Sr. ex-PM. Eu também concordo que um dos principais problemas das PMs, no Brasil inteiro, é os baixos salários. Mas o que está acontecendo na Bahia, é outro problema. Um grupo de PMs, se aproveitando da insatisfação da categoria, para tentar desgastar o governo, não com o objetivo de conseguirem melhorias salariais ou de condições de trabalho, mas sim por questões políticas. Não sou contra a greve da PM. Acho que qualquer trabalhador tem o direito de fazer greve para conquistar melhores salários e condições de trabalho. Mas não dá para concordar e não acredito que o Sr. concorde, que a PM ao fazer uma greve, saia pelas ruas atirando para o alto, mandando os lojistas fecharem as portas de seus estabelecimentos, sequestrando ônibus para atravessá-los nas avenidas para parar o trânsito, assassinando pessoas, com a intenção de aterrorizar a população, para pressionar o governo. Isso não é luta sindical ou trabalhista, isso é banditismo. Se o objetivo é conseguir aumento de salário, o que é muito justo, não é necessário nem correto, atacar e aterrorizar a população que já é bastante sofrida, para consegui-lo. Se o Sr. concorda com isso, então não pode reclamar do fato da maioria da população, ter um pé atrás com a polícia. É muita hipocrisia achar que o fato da PM proteger a população, o que de fato na maior parte do tempo não acontece, de aos PMs o direito de fazer o que estão fazendo na Bahia. E aliás, Sr. ex-PM, também em outros locais do Brasil, mesmo quando a PM não está em greve, é comum vê-los prejudicando e maltratando a população, se aproveitando da sua autoridade. E depois não gostam quando a população os criticam.

        • É claro que não concordo com atos de violência praticados por quem quer que seja, estes tem que ser punidos. Estou defendendo a tese de que a PM pode até não prestar, mas a vida sem ela é muito pior. Pergunte para os pais do aluno foi morto no campus da USP se eles não gostaria que a PM facista e truculenta estivesse lá, tomando conta do campus. É bem provável que o menino a essa hora estivesse vivo. Baixos salários combinado com risco de vida atraem pessoas de pouca qualificação ( com algumas exceções) , aí vc pega na rua um PM que é pouco cordial e fica reclamando. Colocar o exército na rua não resolve, em pouco tempo eles vão estar pior que os PMs; a molecada que o exército bota pra tomar conta das ruas é bem menos qualificada que a PM . No Rio de Janeiro, há uns anos um oficial do exército junto com soldados que estavam sob o comando deste, simplesmente levaram alguns moleques bagunceiros para um morro de uma facção rival. Os moleques foram todos mortos. Se vc acha que na maior parte do tempo a PM não protege a população, o problema é de fácil resolução, sugira ao Jaques Wagner e aos outros govenadores petistas que PM seja extinta. Quem vai tomar conta das ruas ? Os cagões de esquerda e o filhos? Não vão não. Sabe por quê? Eles só querem saber de fumar maconha no campus da USP e fazer os cursinhos da FFLCH.

    • Olha acredito que o grande problema das Policias Militares do Brasil, é que ainda são tratados pelos donos do “puder” como jagunços.

  2. Em minha modesta opinião, dever-se-ia tratar motim com medidas drásticas. Nesse caso, primeira coisa a fazer cortar água e luz do prédio da Assembléia, além de não permitir entrar alimentos. Em seguida, fazer a PF cumprir os mandados judiciais e prender os cabeças, em especial o principal líder, eis que sequer é policial. Os aparatos o governo do Estado tem, aliado a ajuda do governo federal. Não se trata de a essa altura ficar discutindo se é incompetência ou não. Só de assistirmos a cena de uns bandidos empunhando armas, já seria um bom motivo de adotar medidas fortes como as já mencionadas, entre outras.
    Uma outrta questão que a sociedade tem que se mobilizar é para acabar com as polícia militares e se adotar um sistema único de polícia, haja vista os resquícios trazidos dos tempos de golpe militar em nosso país. Não se deve ser condescendente com esse tipo de gente, tem que se ter pulso firme. Isso tudo não apenas em Salvador, mas em todo o território nacional.

  3. Está no ESQUERDOPATA:
    “A farda em farrapos

    Crônicas do Motta

    A Polícia Militar é hoje uma das maiores ameaças à democracia que existem no país. Resquício da ditadura, atua como guarda pretoriana das elites mais retrógradas, agindo não para proteger a sociedade, mas de modo a preservar uma ordem que privilegia os ricos e poderosos.

    Seus membros, formados na concepção de que o mundo se divide entre quem manda e quem obedece, entre os homens de bem e seus inimigos, ocupam o lugar que já foi, em tempos idos, daqueles jagunços abrutalhados que seguiam as ordens dos coronéis enfurnados em seus longínquos e inexpugnáveis feudos.

    Hoje, em lugar do rude gibão usam fardas vistosas, às quais são adicionados coletes à prova de balas, cassetetes high tech, sprays irritantes, pistolas e munição poderosas, rádios potentes e viaturas velozes. Impõem, numa população indefesa, não o respeito, mas o medo – o sentimento mais primitivo que habita o ser humano.

    Aqui, no Estado mais rico da federação, a cada dia que passa a corporação se desmoraliza mais, se afunda mais em atos de brutalidade gratuita, em atentados violentos contra a dignidade e os direitos humanos.

    A defesa para essa sucessão de infâmias cometidas nos últimos tempos é sempre o cumprimento de uma ordem superior. Um argumento sem nenhum sentido, já que existem muitas maneiras de se cumprir tais obrigações, várias delas perfeitamente capazes de zelar pela integridade física e psíquica das pessoas.

    Agora, a sociedade se informa, estarrecida, dos acontecimentos na Bahia, onde os PMs não fazem uma greve, mas se sublevam, se amotinam contra as autoridades constituídas, instauram o caos e a destruição.

    Tal episódio não pode ser tolerado. Tem de se constituir em exemplo para que, no futuro, os aventureiros, fardados ou não, pensem muitas vezes antes de agir.

    Deve, ainda, servir para que as pessoas que detêm o poder neste país entendam que uma força policial não pode, em hipótese nenhuma, se julgar acima das leis pelo fato de ser treinada e armada para matar, e deem um jeito de mudar esse status quo, antes que seja tarde demais.

    Policiais, civis e militares, são apenas servidores públicos, tem uma função específica, estão sujeitos a normas e regulamentos, a códigos de conduta, como quaisquer outros funcionários da máquina estatal.

    São nossos empregados, seus salários saem dos impostos que pagamos com tantos sacrifícios. Uma farda é apenas um uniforme, não um passaporte para o arbítrio e a impunidade.

    Por fim, uma pergunta ingênua: por que, na cidade de São Paulo, 29 das 30 subprefeituras são comandadas por ex-coronéis da PM? “

    • .
      .
      De pleno acordo com o post, cara Luciana.

      .
      .
      A Polícia da Ditadura Militar deve ser extinta em todo o País.

      Não há como reformar ou reestruturar eese “modus operandi” .

      A Polícia Militar é incompatível com o exercício da cidadania.
      .
      .

  4. Eduardo a herança na Bahia é de muita malvadeza. Acredito que com mais informações você chegará a ter uma melhor avaliação do Governador.

    • Pois a herança que Lula recebeu foi ainda pior do que a da Bahia e….

      • Lamento, mas não foi pior do que a da Bahia.

        ACM e cia SEMPRE estiveram por lá, instalando seus tenentes e paus-mandados em tudo quanto é espaço público. Os tukkkanos tiveram apenas 8 anos pra fazer o mesmo em âmbito federal.

        E, se com 8 anos, eles conseguiram infectar a PF, por exemplo, de forma tão profunda, imagina o que ACM e cia fizeram com décadas à disposição…

      • Concordo. A PF também tinha problemas, mas melhorou muito.

        Quanto à PM da Bahia, o governador fez escolhas erradas no campo da segurança pública desde o início.

        Quem foi o comandante da PM no início do primeiro mandato de Jaques Wagner?

        O coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana indicado para ocupar o cargo pelo senador Antônio Carlos Magalhães desde janeiro de 2003 durante o governo de Paulo Souto, do PFL. Homem de confiança dos aliados de ACM, Santana foi exonerado do cargo somente em agosto de 2008, quando o governo baiano já estava sob a égide de Jaques Wagner (PT).

        Destaque-se que ele somente foi exonerado após ser preso por Policiais Civis na Operação Nêmesis.

        Desta forma, como manter o argumento da herança maldita se o Governador preferiu manter um carlista no comando da tropa?

        Caro Edu, nascido e criado em Salvador, eleitor de Lula e do próprio Jaques Wagner posso assegurar que os erros cometidos nos campos da educação e segurança pública foram enormes. Parece que não há um projeto do governo para estas áreas e que a coisa funciona na base da tentativa e erro e de cópia daquilo que foi feito no âmbito federal.

        NEM EM SONHO (ou pesadelo) queremos a volta do grupo carlista ao governo, esta gente tem que ser enterrada pelas cinzas do esquecimento, mas não podemos compactuar com a incompetência.

        Há uma frase que diz que os chefes que se cercam de assessores mais inteligente do que ele é mais inteligente do que eles. Neste caso, parece que o Jaques não é muito inteligente.

  5. O Vagner ficou preocupado em agradar adesistas do grupo e esqueceu áreas importantes como a educação, por exemplo, agora querer dizer que o Rio tá uma maravilha, aí tenha santa paciência.

  6. Ei Edu!! Li por aí que os Sub Prefeitos de São PAulo ou os Distritais, são em grande parte Coronéis da Policia Militar, será que procede essa informação?? Porque aí o estado Facista estaria bem alinhavado mesmo.

  7. Maçã no Ceará: o desafio

    Publicado em 05/02/2012 – 5:44 por Egídio Serpa | Comentar

    Ainda sobre a novidade mais recente do agronegócio do Ceará – o cultivo de maçãs.

    Em 2000, ou seja, há 12 anos, o então secretário de Agricultura Irrigada, Carlos Matos, desafiou técnicos e empresários a produzirem frutas de clima temperado, como maçã, pera, pêssego, figo e caqui.

    “Não pode! O clima e o solo daqui são hostis”, disse-lhe o agrônomo Zuza de Oliveira.

    Em 2007, o próprio Zuza, então diretor de Agronegócio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), chamou a Embrapa para pesquisar.

    Deu no que deu. Cultiva-se maçã.

    E cultivam-se também figo e caqui.

    O clima e o solo cearenses servem para a maçã, pera, caqui e figo.

  8. “Governo de SP é fascista, mas o da Bahia PARECE incompetente”

    É a síndrome “DENOREX”: PARECE, MAS NÃO É.

    Lá no “O Esquerdopata” achei o seguinte artigo:
    Diego Zanchetta – Estado de S. Paulo
    Grupos de policiais militares que saíram no início da tarde de ontem em carreata por cidades do litoral sul baiano puderam constatar que o movimento grevista não tem apoio algum da população. E a indignação não é só pelo caos causado em uma região turística, às vésperas do Carnaval.
    O piso salarial da PM na Bahia chega a R$ 2.400 mensais, mais que o dobro do salário médio da região, o que tem gerado revolta contra a greve em todos os setores da sociedade, do empresário do ramo hoteleiro ao feirante.
    O salário dos policiais é citado em qualquer conversa de padaria em cidades como Itabuna, Nova Ibiá, Itamarí, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Gandu. Era visível a vontade que feirantes tinham de vaiar ontem a carreata de PMs que passou em frente à Centrais de Abastecimento de Ilhéus. “Eu vendo manteiga e queijo há mais de 30 anos e nunca consegui tirar R$ 2.400 por mês. É um absurdo o que esses policiais estão fazendo de novo com a gente, justo agora que o Carnaval tá chegando”, disparava no entreposto a sergipana Ednéia Francisca de Oliveira, de 61 anos. Ela iniciou a primeira de uma leva de desaforos disparados por outros feirantes contra o grupo de policiais.

    Se o Governo baiano paga salários tão irrisórios que se pode até nomeá-lo (leia-se Jaques Wagner) por incompetente, qual o valor que os outros estados pagam pela suposta competência?

  9. Natal/RN está entregue à bandidagem. A governadora do DEM culpa os governos anteriores (com excessão dos de Agripino, claro). Cadê que a redebobo dá destaque ao faroeste natalense, como fez com o soteropolitano?

    http://tribunadonorte.com.br/noticia/seturn-registra-31o-assalto-a-onibus-em-natal/210089

  10. O que acontece na Bahia não é uma greve e sim uma rebelião, os policiais estão amotinados na Assembleia Legislativa do Estado com mulheres, crianças e parentes, têm mantimentos e água para pelo menos 3 dias, o Presidente da Assembleia autorizou uma reintegração de posse e o local foi cercado, durante todo o dia de hoje, cerca de 300 policiais do lado de fora, confrontou o exército que não reagiu e não invadiu o local. Há mandato de prisão para 12 policiais e agora eles reinvidicam anistia para estas 12 prisões o que o Governador não cede. É isto meus amigos, não sei se é incompetencia do Governador evitar confrontos com vítimas fatais, ou evitar um Pinheirinho com a diferença que não são inocentes eles sabem muito bem o que estão fazendo.

  11. Eduardo, me desculpe, mas vc está sendo muito simplista na sua avaliação! Sou baiana, vivo em Salvador, sou funcionária publica e estou acompanhando esse motim. Digo motim pois isso não é uma greve! São bandidos
    fardados e liderados por um ex-policial, filiado ao PSDB, presidente de um sindicato que não é reconhecido pelo comando da PM e não está querendo negociar nada e sim partir para o enfrentamento para desestabilizar um governo democrático . Tenho algumas críticas ao governo Wagner, mas dai a chamá-lo de incompetente é uma diferença muito grande. Ele tem feito muita coisa pelo Estado sim, apesar da maldita herança que recebeu em todos os aspectos. A Bahia hj é outra!!! Será que ser MUITO DEMOCRÁTICO é o motivo de sua incompetência? Esse “defeito” talvez tenha lhe ajudado a subestimar o poder de fogo desses bandidos fardados,
    mas considero que ele foi rápido nas providências possíveis e pautáveis e de acordo com os princípios democráticos vigentes. Não esperem do nosso Governador atitudes e comando iguais aos de Alkmin e cia.!!! Os caras estão bem articulados e usando táticas de guerrilha, conseguindo com isso levar terror à população.
    Outra coisa que vc tem que considerar com mais comedimento é: não é tão simples assim mexer, mudar ou acabar com vícios e posturas arraigadas e principalmente demitir funcionário público!!!! Vou lhe dar um exemplo de uma ação que esse governo está fazendo e que tem sido muito difícil e desgastante politicamente: exigir dos funcionários públicos o cumprimento da carga horária de trabalho que lhe compete e pela qual é paga e está sendo muito difícil, quase que impossivel. E aí, que fazer?? Como se consegue fazer que médicos cumpram carga horária?? Pois é Edu, as situações são difíceis e não se resolvem num passe de mágica não, nem em 6
    anos. Torço muito para que o nosso governador melhore cada vez mais a sua administração e faça dessa Bahia uma Terra de todos Nós!!

    Um abraço.

    • Desculpe Edu, desta vez você está equivocado . Concordo plenamente com a Celeste , sou também de SSA .Pode soldados militar com armas em punho atravessar carros nas ruas para travar transito provocando pânico na populaçaõ quando do retorno do trabalho ?.O governador tem feito um trabalho até bom em outras áreas .´Prefiro um governo baiano com todos os ” defeitos ” que um paulista que manda fazer o que aconteceu ai em Pinheirinho

  12. Eduardo,
    Não vejo nenhuma diferença entre a atitude da PM da Bahia com a PM de São Paulo pois ambas estão no último patamar do autoritarismo, fazendo a população de refém. Ponto.
    Passei bem umas quatro horas navegando pelas redes sociais e sitios da internet, buscando informações e e lendo os mais variados posicionamentos de pessoas de todos os matizes, quer seja político, sindical, policial e gente que só está buscando aparecer e/ou tumultuar ainda mais a difícil situação na corporação policial militar da Bahia em posição de enfrentamento ao governo local.
    Entendo que as duas partes envolvidas, ou seja, comandante e comandados da PM baiana extrapolaram em muito a linha do bom senso e da razoabilidade. O governador demonstrou total inabilidade, motivado pelo descaso e o comando de greve igualmente demonstrou inabilidade por excederem os limites da ordem social e jurídica vigentes.
    Movimentos como esses estão só começando e vão se repetir em vários outros estados da federação simplesmente porque os governadores se recusam, terminantemente a cumprir aquilo que chama piso nacional das polícias por meio da PEC 300, já votada e aprovada, mas esvaziada na sua essência. Intransigência e incompetência de ambos os lados.
    A raiz do problema está na ausência total e completa de política de segurança pública. Este país, na sua longa história, nunca teve, e ainda não tem, um plano/projeto de segurança público que seja digno de receber esse nome. Os políticos, todos eles, nunca se debruçaram sobre o problema e o que temos hoje é um amontoados de leis, na maioria desconexas entre si, mas que em momento algum fazem planificação de médio e longo prazos.
    O que temos hoje são instituições estaduais que se digladiam entre si, numa luta fratricida, cujos comandos se engalfinham para ver quem mais agrada o governo de plantão, para ver quem é mais polícia de governo e não de estado.
    No âmbito federal, a PF se arrasta com falta de recursos de toda ordem, faltando de combustível até material de escritório.
    Será que essas forças policiais podem devolver para a sociedade, que lhes pagam os salários, tudo o que delas se espera e exige? Será que os governantes de plantão, tem qualquer interesse em aprimorar suas polícias podendo eles próprios serem investigados e flagrados com a boca na botija, da mesma forma que não se preocuparam, por séculos, em não dar educação ao seu povo para deles não sofrerem cobranças?
    Os governadores se recusam a melhorar salários dos professores com um piso nacional, quanto mais se dirá dos salários dos policiais…
    O fato é que o país não tem um plano de segurança pública e de tudo quanto já foi feito, pouquíssimas experiências foram bem sucedidas, pois os políticos, além de não entenderem absolutamente nada de segurança pública, quando propõe algo, só pioram que já estava muito ruim e assim, vão se passando os anos e nada se altera, a não ser o ânimo das tropas, e pra pior.
    Poderíamos ficar falando dias e dias sobre o assunto e não vamos chegar a nenhuma conclusão porque simplesmente não há soluções de curto prazo e qualquer coisa que apareça será mero paliativo, ou seja, vão trocar de medicamento, melhorar o diagnóstico, mas sem combater efetivamente a doença.
    Estamos vivendo uma crise generalizada que assola todos os poderes da república, sem distinção. O judiciário, o legislativo e o executivo, estão com as vísceras expostas e recusam-se a mudar e para se manterem no poder ou a ele chegar, fazem o que for necessário, sem qualquer tipo de escrúpulos.
    O momento é apropriado para reformulações das estruturas e, no caso da segurança pública, é preciso enfrentar de frente o problema pois esse modelo, que já nasceu errado/equivocado, e não nos serve mais.
    Podemos sim copiar de outros países modelos de eficiência mas mudanças radicais na segurança pública passam por iguais mudanças e com a mesma intensidade no judiciário pois o arcabouço jurídico é arcaico e elitista, vale dizer, só mudar a polícia sem mudar as leis, principalmente do código de processo penal e da lei das execuções penais, de nada adiantarão, pois são, ou deveriam, ser simétricas, e só pra ficar no exemplo do famigerado inquérito policial que efetivamente nada produz e ocupa grande parte da atuação da polícia em formalismos exacerbados, trazendo atrás de sí um um pernicioso “bacharelismo” dentro das instituições.
    Enfim, seria o momento de rever estes conceitos de segurança pública, mas não há vontade política para tanto e vamos continuar assistindo, aterrorizados, a esse militarismo policial que nos chocam, tanto em São Paulo, quanto na Bahia, duas faces da mesma moeda cunhada com a pecha da incompetência.

    • Muito boa a sua análise Fernanda.
      É mais do que hora de sabermos como estão sendo formados os nossos policiais militares,o que lhes é ensinado nas academias de polícia.
      Pelos relatos que ouvi de um policial militar jovem, o tipo de formação é bem fascista e violento.
      Por outro lado, não podemos esquecer o que ocorreu no Equador no ano passado,quando a partir de uma greve policial naquele país foi armado um golpe para derrubar o governo democraticamente eleito de Rafael Correa. Durante 48 horas, o ele esteve sequestrado e ameaçado. O seu resgate do quartel onde estava sequestrado só se deu porque nas forças armadas houve reação ao golpe e o povo saiu em massa para as ruas nas principais cidades do país, exigindo a volta do presidente.
      Houve muitos mortos e mais de 300 feridos com gravidade.
      Investigações posteriores confirmaram a magnitude do golpe, que contava inclusive com apoio do exterior. A própria ONU enviou comissão que constatou e afirmou a veracidade de tudo que foi apurado pelos órgãos de inteligência e segurança daquele país.
      Aqui estamos vendo em vários Estados eclodirem episódios violentos envolvendo polícias militares. Será um mero acaso ou uma tentativa de armar algo similar ao ocorrido no Equador?

  13. Concordo com o texto do Eduardo Guimarães , só que estendo a todos os governadores.Na minha visão sào todos incompetentes quando se trata de gerenciar suas PMs.

    O que se viu na Bahia (por registros fotográficos e em vídeo) mostra o quanto nossas PMs tem policiais que mais parecem marginais.

    São estes que cedo ou tarde vêmos em notícias de abusos e crimes dos mais diversos.

    Lamentavelmente nosso sistema não consegue filtrar os que devem cuidar da segurança do cidadão.

    São mal formados, mal pagos e não tem noção do que exatamente significa vestir uma farda de Policial Militar.

    Considero que eles mancharam uma causa JUSTA com várias ações inaceitáveis.

    E considero que os que de algum modo causaram deliberadamente mal à população devam ser exonerados porque não são dignos de vestirem a farda da Polícia Militar.

    Quanto ao governador : incompetente. Isso basta.

  14. Estive em Salvador em dezembro e tive boa impressão da atuação da PM. Quer dizer, na região de turismo,

    e como presença ostensiva para intimidar os bandidos. Até comentei na oportunidade que os pm

    tavam parecendo soldado da swat de tanto arsenal pendurado na farda. Agora, mesmo sem saber

    maiores detalhes do que está acontecendo, o governardor do pt pisou no tomate. E o pior é que

    estamos perdendo a batalha da comunicação, de norte a sul.

  15. Perdeu boa oportunidade de se manter silente.

    Errou feio!

    Gostaria que você demonstrasse o critério para afirmar que a herança de Lula era pior que a de Wagner.

    Pura especulação.

    Ademais, taxar de incompetente exatamente o governador que apontou os caminhos para um melhor futuro para nós baianos, é exagerado, absurdo e ofensivo.

    Lamentável, meu prezado!

    • Infelizmente, senhor Emanoel, nosso Edu Guimarães volta e meia é dado a esses arroubos. Fazer o quê? Nada, apenas lamentar mesmo.
      No entremeio do Lula medroso, defesa incondicional do aborto e o Jaques Wagner incompetente passamos por momentos sublimes e a estes devemos creditar a essência do EduGuim, não aos seus já famosos surtos.

  16. O buraco é mais embaixo.

    PMs são servidores públicos, e não podem ser exonerados sem uma causa grave e um processo administrativo.

    Quem os colocou lá, o fez para que ficassem décads, e não seis anos.

    Ou seja, nesse tempo, o máximo que o governador da Bahia poderia fazer é ter contratado gente nova e mais competente. Mas, como argumentei em outro comentário, quem é que vai querer ser PM e arriscar a vida, por um salário de fome?

    Não dá pra culpar o governador por não ter “arrumado a casa”, se ele não tem meios pra fazê-lo. O que se pode criticá-lo é por pagar mal, e – apenas hipoteticamente, já que não tenho as informações pra julgar isso, e duvido que alguém aqui tenha – por não ter começado a recrutar sangue novo e melhor do que esses baderneiros.

    Adicione a isso o fato de que a baderna está sendo incitada por ativistas políticos (imagina o quanto essa gente não está enraizada no meio dessa estrutura, depois de tanto tempo de coronelismo?), e não há como condenar o governo pelo que está acontecendo. Eles não criaram o monstro, nem o alimentaram, mas estão tendo que lidar com ele. Dizer que são culpados por ele, apenas por não terem como abatê-lo eficazmente, é errado.

    Responsabilidade, sim, ele tem. Mas culpa? Não.

    E incompetência? Como julgar isso, nessas condições? O que, exatamente, deveria ter feito o governo baiano para ser considerado “competente”? Exonerado metade dos PMs ilegalmente? Pago um salário maior antes da baderna? Aceitar a chantagem e o terrorismo (sim, nesse caso, é a palavra correta: o que estão fazendo por lá não passa de incutir terror na sociedade para conseguir uma vantagem) e pagar melhor agora?

    Se ceder agora, o que vai acontecer daqui pra frente? Se o governo aceita ser forçado dessa forma, pq não fazer de novo pra conseguir ainda mais vantagens?

    Não é simples, não. Há uma horda de bandidos infiltrados não apenas na PM, e não dá pra se livrar dessa “herança” de forma simples e legal.

    • Me desculpe prezado, mas essa conversa toda só perpetua o que está ERRADO. Melhor ser DURO buscando solução REAL do que amenizar e continuar do mesmo jeito. O governador é incompetente sim. E continuará sendo até que parem de “aliviar.”
      Precisamos de soluções e não de explicações para incompetência. Isso , na prática, pouco importa nesse caso. Que o governador aprenda com a lição.

      • Meu amigo, só se pode falar em incompetência quando a solução é possível.

        Quando a solução é impossível ou impraticável, exigí-la não é exigir competência, mas milagre.

        Ou ilegalidade.

        Não há como “limpar” a PM em 6 anos. A lei não deixa. E o cara não é incompetente por causa disso.

        Ele pode até ser incompetente por outros motivos, mas não por não fazer o que a lei não lhe permite fazer, nem por não fazer milagre.

  17. Achei o comentário muito lúcido.
    Aquela máxima que foi propagada, ” O Modo Petista de Governar” nos anos noventa,
    perdeu-se no contexto das alianças regionais. Aí o partido volatizou sua identidade, e
    confunde-se com as demais agremiações do espectro ideológico.
    É triste ver o governo baiano chamando policiais em greve de bandidos.
    E mais adiante Jacson Wagner
    em vídeo, tercer loas, a heróica história da gloriosa e centenária polícia, quando sabemos que
    ao longo do tempo muitas vezes ela foi usada para repressão.

    • Essa é a sua “prova” de que nada aconteceu e não precisa investigar?

      O MP tukkkano, sem investigar (já que sequer deu tempo), “divulga nota” negando um fato. E vc acha que isso é “prova conclusiva”.

      A PM, que teria cometido, em tese, o crime, nega, mas afirma que estão investigando as ações da ROTA (que já deveria estar extinta faz tempo!). E vc acha que é “crível”.

      O governador nega, igualmente sem nenhuma investigação, baseado apenas em sua “fé na PM” (pros “ingênuos”) ou por pura conveniência, e vc acha que é “barrigada” dizer que essas denúncias precisam ser investigadas.

      Ou seja, vc não tem o menor senso crítico, pra dizer o mínimo. Como é que o MP, o governador ou mesmo o comando da PM “sabem” do que aconteceu, se não houve investigação alguma? A única evidência É A DENÚNCIA e o testemunho.

      Sem investigar, não se pode afirmar NADA. Nem que ocorreu, nem que não ocorreu. Essa negação apressada e criminosa do MP – que, por sua função jurídica, deveria estar acima dessa policagem canalha – leva a apenas uma conclusão: NÃO HAVERÁ INVESTIGAÇÃO ALGUMA. Apenas a negação dogmática, corporativista, partidária e, acima de tudo, canalha de quem deveria ser o primeiro a buscar a verdade dos fatos, e não defender o cão facista que se senta na cadeira de governador e acha que pobre não tem direito a porcaria nenhuma.

      Infelizmente, o MP foi invadido pela tukkkanada. Pra ingressar nos seus quadros, é preciso passar por uma “entrevista”, de caráter eliminatório. Quem não estiver enquadrado no perfil tukkkano, pode ter feito a melhor prova escrita e oral, que não entra.

      E, se entra por um descuido, é logo limado no período probatório.

      Não conheço nem um Promotor que não seja tukkkanista. Que não diga amém à “grande imprensa” e não tenha uma ojeriza imensa da esquerda. Mesmo os que se dizem “apolíticos” ou “apartidários”. E olha que conheço um monte…

      Juiz, então, nem se fala. Tem um monte que é simplesmente incompetente, mas está lá por ligações políticas. Tem um, em especial, que simplesmente odeia delegados de polícia, a ponto de perder uma amizade de anos (depois que usou dessa amizade pra conseguir estudar pra passar no concurso) e de renegar o próprio pai – que foi delegado. Um infeliz desses não poderia, jamais, ter conseguido entrar na Magistratura.

      Mas, isso, se a entrevista tivesse o propósito de excluir os que são, manifestamente, prejudiciais à magistratura, e não escolher os que partilham da mesma ideologia.

  18. Moro em Vitória da Conquista_Bahia , 310mil habitantes , a terceira maior do Estado.Aqui parece uma cidade fantasma , hj nada funcionou , nem bancos , escolas , comercio , supermercados , nem padaria.Muito vandalismo.O principal articulador da greve aqui , um tal de DAVI SALOMÃO , tem objetivos politicos por trás deste motim , assim como os principais líderes grevistas no Estado.Em virtude disso, nós cidadãos , embora acreditarmos que pleitear melhores salários é justo , acreditamos também que a moiria destes policiais estão sendo usado, e o que é pior , mal usados , pois , veja o exemplo daqui:Parte do efetivo queria trabalhar , eles impediram , colocaram um onibus em frente a Cia , para impedir a saída de viaturas.Na capital usam crianças como escudo.Ou seja perderam meu apoio.

  19. Brizola quando governador do Rio também era taxado de incompetente. Esse negócio de tratar os povo com dignidade é muita incompetência realmente. Quando ganhava um governo de direita aqui no Rio era uma maravilha, os pobres eram revistados quando entravam na favela e apanhavam quando saiam dela. A porrada rolava solta na favela. As casas eram invadidas por policiais em qualquer dia e qualquer hora com ou sem motivo, porque para invadir casa de pobre num governo de direita não precisa de motivo. O fundamental é garantir a seguranças dos ricos (ou dos homens bons como diz Prof. Hariovaldo). Quando o incompetente Brizola ganhou, acabou com a farra e proibiu que a polícia entrasse armada nas favelas. A elite carioca ficou bestificada com a coragem e o respeito que o Governador Brizola tratava os “Marginais” e foram logo pregando que Brizola era incompetente.

    Qualquer um que fizer uma análise rasa, precipitada e simplista do governo Brizola, vai chegar e essa sua mesma conclusão Edu. “Incompetente ou fascista? Que dúvida cruel hein Edu!!!

    “É por isso que o PT não consegue governar mais Estados”. Será mesmo Edu?

    Sinceramente achei essas suas conclusões tão vazias…

    Vc costuma ser muito melhor que isso Edu. Não se precipite.

    Democraticamente considero esse seu artigo incompetente.

    • Dani, você considera incompetente qualquer crítica ao PT, mesmo as justas. Você consegue não ver nada de errado no seu partido. Isso não é incompetência, mas é auto-engano. Tem muito petista que consegue enxergar o que está errado nos governos do PT, até para melhorá-los. Você deveria tentar abrir os olhos.

      • Edu, ela disse exatamente pq considerou seu artigo incompetente. Dizer que ela considera “qualquer crítica ao PT” como incompetente não é um contra-argumento. É uma falácia, um ad hominem.

        Vc não precisa disso. Defenda seu argumento, e não o caráter de quem o criticou honesta e polidamente. Vc já cansou de defender seus pontos de vista sem essa apelação. Não comece agora, por favor.

      • Engraçado Edu que vc não achou isso quanto briguei com meio mundo no PT para defender o Palocci. Vc está muito enganado ao meu respeito meu caro amigo Edu. Eu sou petista sim e tenho muito orgulho disso. Não pense vc que me desqualifica com essas afirmações. Ao contrário, vc só demonstra sua total falta de humildade. Quem não quer enxergar a gravidade do que está acontecendo é vc Edu. Ou vc acha que só o governo federal que pode sofrer golpes da direita?

        Ratifico que esse seu post foi INCOMPETENTE!! Mas sua resposta a mim….

      • Edu, tô com vc e não abro (mão)!!!

        o pt tem muitos acertos? sim!

        o pt tem gente competente? sim!

        o pt tem gente preocupada em manter a ética partidária e a retidão pessoal? sim!

        entretanto,

        o pt tem muitos ERROS? SIM!

        o pte tem montes de INCOMPETENTES em postos fora de sua capacidade administrativa? SIM!

        o pt tem montes de perfis alinhados com a ideologia do establishment, contra a base q os elegeu? SIM!

        ENTÃO,

        sem uma crítica construtiva, não há jeito de melhorarmos o modelo…
        é uma tendência natural do ser humano (sem CARÁTER reto) se “acomodar” (ceder às tentações) e fazer o jogo do poder, ter o famoso “jogos de cintura”, o famoso “e pq não?”….
        fazer acordos e composições é uma coisa, fazer o jogo raso da política fisiológica, personalista, corrupta (material e ideologicamente falando) é OUTRA, COMPLETAMENTE DIFERENTE.

        então, mesmo q o Edu faça uma crítica e ela não seja 100% correta, ele, pelo menos, ESTÁ SENDO HOMEM DE LEVANTAR QUESTÕES PARA UMA MELHORIA DO MODELO, UM NOVO, MAIS EFEITVO E MAIS ÉTICO SENTIDO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PARA TIRAR OS PARASITAS (de esquerda e de direita) que infestam o meio dos agentes públicos (executivo, legislativo e judiciário).

        aos lambe-botas, com complexo de capacho, q se penduram no corporativismo e no personalismo partidário (antigamente se falava “puxa-saco), MINHAS PROFUNDAS CONDOLÊNCIAS!!!
        (q papel raso algumas pessoas precisam se submeter para manter seu carguinho de confiança ou suas indicações políticas… vir a público, nos blogs “progressistas” se mostrar subservientes e fiéis aos seus “donos”… é soda!!!)

        de resto, Edu, parabéns pela coragem de levantar críticas construtivas, sim, para melhorar esse bananal em q vivemos (e para deixarmos de sermos bananas, inclusive!!! rsrs). ABRAÇÃO E TD D BOM!!!

        • SÓ PARA NÃO SER PARCIAL….

          eu me preocupo (e muitas vezes voto) com o pt por ele ser um dos “menos pior”…

          qto ao pmdb (blargh!), psdb (blargh!), pps (blargh!), psd (blargh!) e dem (blargh!) entre outros fisiológicos e parasitários, NEM ME DOU AO TRABALHO DE COMENTAR…

          aos mais radicais à esquerda, enganam a alguns incautos fora do partido, mas não a todos…
          tem algumas coisas a comentar sobre eles, mas não hj.

          (só fico sentido com as poucas e boas pessoas q estão “perdidas” nos partidos “blargh!” e nos “mais à esquerda” citados… são idealistas, gente boníssima, mas são minoria, e pagam o preço de uma maioria com desvio de conduta (seja material ou ideológica) e de uma liderança não muito exemplar…

          • Releia o que a Dani escreveu. Depois releia a resposta do Edu e veja se vc concorda mesmo com ele.

            Depois que vc compreender o que foi escrito a gente conversa.

          • Pierri,

            obrigado pelo comentário.

            meu comentário não foi “projetado” na linguagem formal, nem na estrutura “lógica”… quando eu era mais novo, até me preocupava com alguns formalismos… agora, deu na telha escrever, fui escrevendo… rsrs

            o ponto de partida do meu comentário foi um pouco do assunto entre o(a) Dani (Danlel? Daniela?) e o Edu, e transpus a outro patamar, de críticas mais abrangentes, seja no plano político, seja no plano comportamental (pois aqui no blog do Edu tem uma tchuma q não tem visão, opinião própria nenhuma… só reproduz ecos de seus “donos” políticos, além d quererem impedir q outros comentaristas tbém tenham opiniões pessoais, principalmente se essas opiniões afetam a imagem de seus “senhores” políticos) o ou seja, foi só um gancho num assunto aparentemente limitado para transpo-lo a outro patamar.

            só para constar, o q escrevi não era para o(a) Dani, era um comentário genérico, a partir do dele(a), mas achei legalzinho ele(a) ter me respondido… a interação com outrém sempre te deixa com uma visão melhor q a anterior.

            ou seja, quem lê meu comentário e não se vê nele, então não era pra ele(a)… entendeu? simples, não?

            e para a saideira, vc conhece algum BOM professor de interpretação de texto pra gente?
            realmente, tem horas q nem eu entendo o q escrevo… qto mais os outros… rsrs…

            vlw! inté!

        • Caro Rodrigo, onde vc me viu escrever que o PT não erra? Aliás onde foi que escrevi sobre o PT? Quem te disse que eu tenho cargo no governo? Não tenho, nunca tive e nem quero ter.
          Dei a minha opinião sincera sobre o que achei do post do Edu. Quem está parecendo aqui ser o puxa saco lambe botas é vc. Por acaso não tenho o meu direito democrático de emitir minha opinião sobre esse post?

          • Dear Dani,

            tô contigo e não abro!!! (tbém! rsrs)

            vc tem todo direito de expressar sua concordância ou discordâcia a uma hipótese ou até mesmo a uma tese!
            (desde q embasado(a), lógico!)

            perfeito!

            o debate aberto e sincero é a melhor maneira de levarmos luz a pontos “nebulosos” sobre a conduta de agentes públicos e sobre conduta de partidos (sobre a vida privada, não, pois a vida privada e a vida pública são coisas distintas, e precisa ser preservada).

            por mim, vc pode concordar ou discordar do Edu, ou de mim, qdo e onde quiser, mas achei q houve mais ruído de comunicação (entre emissor e receptor) q realmente pontos diametralmente opostos a serem ajustados.

            não esqueçamos: a crítica só é válida qdo construtiva… um sonoro e conclusivo “NÃO GOSTEI” ou “NÃO CONCORDO” não tem sentido prático nenhum… apenas uma maneira grosseira de chamar e centralizar a atenção dos outros debatedores.

            obrigado pelo comentário.

            inté!

  20. Ser autoritário é opção, incompetente não.

  21. O Viomundo acertou na mosca: O Plano Nacional de Banda Larga, tocado para beneficiar as empresas de telefonia primeiro e os usuários depois, deu o tom de como seria a relação do governo Dilma com o setor privado. A lógica é a mesma de sempre: onde houver lucro entram as empresas privadas; onde houver prejuízo fica o estado.

  22. Tem coisas muito estranhas em tudo isso. Não jogo fora a hipótese de que está havendo uma tentativa de desestabilização do Governo de coalização, como é esse governo atual. Os indicadores que avaliam o governo estão favoráveis, o PSDB tem poucas chances de eleger seus candidatos. A mídia, visivelmente tenta acuar o governo e toda semana temos denúncias. Incompetência política é não perceber o ovo de serpente que vem sendo cultivado. Os métodos de Serra deixaram isso bem claro. Estamos carecas de saber que quando a burguesia que durou anos no Brasil sente que perdeu o controle da situação, que a mídia já consegue fazer a cabeça das pessoas, ela entra no desespero e apela para o fascismo mais desenfreado. Isso aconteceu na história dos países europeus quando o ovo de serpente começou a ser chocado, aconteceu com o Chile no governo de Salvador Allende. Quem não levanta a hipótese que trás disse não há uma tentativa de golpe? Um pouco de conhecimento da história não faria mal nesse momento.

    • Concordo plenamente.

      • Tb., não descartando a “incompetência”.
        E relembrando que o ex- presidente
        fez curso técnico no Senac, equivalente
        ao 2º grau…
        E, segundo o linguísta Siro Possenti,
        não se fala errado…
        Prezado Eduardo um abraço.

  23. Vamos devagar : é inegável que o Governador Jacques Wagner foi incompetente em limpar sua PM do bando de marginais que a transformaram numa corporação capaz de chantagear o estado e praticar terrorismo contra a população. Contudo também não se pode deixar de reconhecer os avanços do Governador em áreas como as políticas sociais e o progresso econômico do estado. Comparar Wagner, com todos os erros que se possa atribuir a ele, com os dementes nazi-fascistas que jogam seu estado na merda há 20 anos é mais do que exagero, é não se conhecer de perto a realidade baiana. Sou pernambucano, mas conheço inúmeras pessoas que moram ou vão constantemente à Bahia e posso garantir que a reeleição de Wagner não deveu-se ao apoio da mídia ou a quaisquer práticas desonestas que sustentam Governos conservadores, como o do PSDB em São Paulo. Ao contrário, mesmo com uma terrível oposição dos barões da omunicação, Globo à frente, a administração baiana reelegeu-se por seus êxitos. É inegável que isso não exime Wagner de ser bastante criticado pelos problemas com a PM, mas também seria injusto colocá-lo no mesmo patamar dos coroneis paulistas.

  24. Ronaldo Santos, secretário geral do Psol na Bahia é o “colaborador político” de Marco Prisco, líder dos amotinados. Caiu a casa do PSOL.

    Existem 4 entidades da PM na Bahia. 3 delas estao negociando sem imprensa. 1 delas,a do Prisco (PSDB) e do Ronaldo Santos (PSol) confrontam.

  25. Wagner sempre foi oportunista, e preguiçoso cercado por uma camarilha incompotente e mais oportunista que ele. Sempre foram PMDB na essência. Usam farda do PT pra que os ativistas do PT trabalhem pra eles. Mas passadas as eleições so blablá, e belo chute no traseiro dos ativistas .
    O certo era discutir a propria necessidade da existencia da PM. A PM em todos os estados so serve para dar uma falsa sensação de segurança mas todos os pobres tem medo da PM. PM nunca agrediu os ricos fora da lei . Porem basta ser pobre para apanhar sempre, honesto ou não.
    Wagner é comandante em chefe da PM, prendeu grevistas , mas não prendeu aqueles grevistas que utilizando armas agrediu cidadãos, sequestrou veiculos, etc., isto é são delinquentes ,grevistas ou não. Colocou grevistas e delinquentes no mesmo saco para condenar a greve.
    Governo eleito que utiliza força militar para agredir seus cidadãos, não é governo. Precisa recall.
    Toda greve é politica. E como não podia ser diferente ocorre na vespera do carnaval. E os empresarios CORRUPTORES que faturam milhões em apenas cinco dias explorando pobres, contando com gastos da ordem de trinta a cinquenta milhoes do poder publico ( dinheiro do povo) para que somente poucos ganhem, e realizarem um carnaval mais excludente do planeta( poucos que tem recursos assistem do camarote ou protegido por cordas de seguranca se divertem e assistem a imensa plebe rude e ignara se agredindo ou apanhando nas chamadas pipocas atras do trio eletrico.).
    Dai esse falso democrata chamado Wagner tem pressa. Tudo aconteceu enquanto ele dormia. Pressa para garantir o lucro dos empresarios CORRUPTORES.

    • uhu!

      BELA FALA!!! apoiado!!!

      competência e idoneidade não tem partido, e precisamos valorizar SEMPRE as pessoas competentes e idôneas.

    • ah, e quase esquecendo,

      precisamos expor as incopententes e oportunistas, lógico!!!

      (e, novemente, seja d q partido forem!)

      vlw!

  26. É, a coisa tá ficando preta pro PT nos estados. Prefeituras como a de Campinas onde o prefeito do PT foi cassado, também engrossam o caldo da sopa anti-PT que pode formar-se nas próximas eleições municipais.
    O PT tem que por as barbas de molho.

  27. Como pode ser incompetente um governador que ganhou a releição no primeiro turno?

  28. Acabo de ouvir o gaguejado da sra. Lúcia Hipollollito na CBN ao ter a bola levantada pelo Lolito para cortá-la com “jenial” raquetada. O disco da fala da D. Hipolito caiu em uma trilha esburacada e ela só sabia repetir: “É grave…é muito grave…é gravíssimo…a gravidade é imensa…” a tagarelar tantas e tantas vezes este refrão, numa ladainha desesperada para “formar” mais e mais opiniões. Para isto ela é paga.
    Mas, é bom lembrar de que as PMs são mal armadas, propositalmente. Com as armas de pouco calibre de que dispõem estão aparelhadas para prenderem ladrões pés de chinelo e baterem em pobres, velhos, mulheres, trabalhadores, estudantes da USP (preferencialmente negros) que protestarem e até crianças, quando desejarem livrar-se dos próprios recalques. Rico neste lugar debocha de PM. Armas pesadas somente para o exército e, em São Paulo, para o PCC. Destes a PM se borra de medo. Talvez seja verdadeira a suspeita de que o papa hóstia, Geraldo Alckmin, resolveu de há muito fazer acordo com o PCC – Primeiro Comando da Capital, a verdadeira força armada, em São Paulo. Cláudio Lembo, aparentemente um homem mais apegado a princípios do que o afilhado do papabento, o irmão da Opus Dei, encheu-se de escrúpulos e quis denunciar o “trato” alquimista e deu no que deu. Pisou na cauda da víbora (o PCC) e sentiu a picada. São Paulo viveu uma semana de terror. A mídia esqueceu, por conveniência?

  29. Sinceramente Edu, o pig está usando esse problema lá na PM da Bahia para desviar o foco do facismo paulista. A coisa está muito escancarada. O líder da greve é do PSDB; Qual a reenvindicação mesmo? Salário? A PM baiana ganha bem em relação à média do Brasil.
    Não tem incompetência do Jaques Wagner. Tem é a máquina tucana paulista em ação, martelando via pig, via Globo, JN, para fazer lavagem cerebral.
    Edu. o pig não nos pauta. A questão da PM baiana é para se resolver lá entre o Jaques Wagner e o ministério da Justiça.
    Portanto, ignore isso. Vamos voltar para o facismo made in São Paulo, em duas mãos, pig e tucanos.
    Não perca o foco, cara!.

  30. Eduardo, soteropolitano que sou vejo o Gov Wagner com olhar crítico.Seu comentário disse “parece incompetente”. Wagner mudou e mais de uma vez o comando da corporação bem como aumentou muito o contingente de policiais o que continua a fazer.Governar a Bahia pós Malvadeza e com grampinho e a TV da família e a grobo no encalço, se utilizando de práticas democráticas, não é para qualquer um. Com mais informações você verá que o seu “parece” foi bem empregado.Um grande abraço para você e sua família linda e, em especia, para Vitória. Continuo lhe ouvindo.

  31. Nas fileiras da PM baiana certamente haverá muito daqueles que ingressaram sob as bençãos do padin ACM, sem concurso público. Essa rebelião, todavia, reflete a falta de política adequada, na questão salarial, para corporações ligadas à segurança pública, mas isso também reflete a situação geral, do país. DF não pode ser tomada como referência, porque se os PMs e PCs de lá possuem salários superior aos do resto do país não é porque o governador tem sido competente na lida com a questão, mas porque Brasília é uma “ilha da fantasia”, uma bolha no coração do Brasil, onde se vive uma realidade que não encontra paralelo no resto do país. Deixar a situação no ponto a que chegou, revela descaso, falta de interesse e subestimação em relação à capacidade de organização dos PMs. Mostra falta de controle sobre corporação, pois a situação chega nesse nível porque certamente o movimento conta com o beneplácito dos comandantes em seus níveis de hierarquia.

  32. Aqui está um link com artigo do ex-governador Olívio Dutra sobre os caminhos do PT nos dias atuais. Tomara que Jacques Wagner o leia.

    http://dialogopetista.wordpress.com/2012/01/30/o-pt-no-pode-se-acomodar/#respond

    • bem lembrado, Roberto!

      o Olívio é sempre uma boa referência para debates (e mais importante q debater, é o pt achar novamente seu norte, pois navegando num mar de lama, parece q está perdendo seu referencial…)

      vlw!

  33. Bom dia Eduardo,

    Gosto muito do seu blog, mas esta postagem foi muito ruim!

    Em seis anos limpar a PM? Não tem jeito, leva bem mais que isto, e o processo tem e precisa ser passo-a-passo, porque não é somente mandar embora os corruptos, mas mudar a mentalidade da polícia e com isso o “modus operandi” da corporação.

    Policia no Brasil é uma piada, mesmo a Federal, que teve um breve “surto” republicano no início do governo Lula. Enquanto não existir uma polícia única em cada estado, de caráter civil, bem paga e bem treinada, vai continuar desta maneira.

    Num ponto posso concordar, mas o problema não é só do PT, mas de toda a esquerda não saber lidar com a questão da segurança pública, porque tem medo da palavra “repressão”.

    O trabalho da polícia tem que ser de patrulhamento ostensivo, ações pontuais, investigação e inteligência, caso contrário, fica incompleto.

    Abraços.

  34. A imprensa aproveita a situação e repete várias vezes fatos e imagens ocorridos durante a semana. Crimes ocorrem normalmente com ou sem polícia. Se você, que é muito experiente está assustado, imagine a população. O problema é político. O lider do movimento é filiado a partido de oposição e está constantemente com celular no ouvido. Está sendo monitorado por gente de fora. Hoje parece que a pilha do telefone esgotou e a “greve” vai acabar.

  35. Nada como pegar “parte” pelo “todo” e atirar umas pedradas…

    Afinal, droga por droga… vamos de vinho ou hóstia?!

    Flw

  36. Prezado Eduardo.

    Tudo bem com o amigo? Não julguei tendenciosas as observações da minha querida Dani Tristão. O que ela falou é reforçado, e muito bem reforçado, pelo mais recente artigo da Maria Inês Nassif na Carta Maior. Creio que os dois, você e ela, pelo histórico da boa militância, merecem respeito. Eduardo, nesse caso, acho que você poderia reconsiderar sua posição.
    Um abraço.
    Gilson Caroni Filho.

  37. Você censurou uma vez, mas volto a perguntar: em seis anos você queria que o Wagner limpasse e profissionalizasse a PM? como? limpar é o que mesmo/ demitir/ não pode. profissionalizar é mesmo o que? SEIS ANOS? NÃO SERIAM SEIS DÉCADAS?

    • um geração inteira para organizar uma força policial? ah, vá catar coquinho. ps: não censurei porcaria nenhuma

  38. Edu, não se trata de incompetência de J. Wagner e sim formas de lidar com a questão da segurança que, como se sabe, a direita encara de um jeito e a esquerda de outro, segue trecho de artigo publicado na Carta Maior, logo abaixo o link para o texto completo, o artigo é de 2008 mas atual, talvez seja o caso de se discutir essa diferença como esquerda e direita lidam com o problema:

    ESQUERDA: a violência é efeito de condições precárias e, portanto, o combate à
    violência se faz pela melhoria das condições de vida da população / com maior justiça
    social.
    Em relação à mesma questão, o posicionamento de direita considera que os
    homens são divididos entre “honestos/bons” e “delinqüentes”
    2
    (essa divisão seria
    natural, até condicionada geneticamente…) e que os “delinqüentes”, por perturbarem a
    ordem pública, devem ser (duramente) punidos, isolados do convívio social – versões
    mais radicais preconizarão sua eliminação, através da pena de morte. O mesmo assalto é
    visto dessa posição como uma perturbação na ordem social (além de uma violação de
    direitos individuais), e, portanto, deve ser reprimido. Podemos representar esse
    posicionamento pelo enunciado

    DIREITA: a violência decorre de fatores naturais, portanto, o combate à violência se
    faz por meio da ação repressiva do Estado para garantir a ordem social e eliminar ou
    isolar os que não a respeitem.
    Complementando a diferenciação básica proposta por Bresser-Pereira, pode-se
    dizer que, na questão da segurança pública, para a direita prevalecem os valores
    concretos (a propriedade, a tranqüilidade no cotidiano dos cidadãos de bem e o bemestar de suas famílias); para a esquerda, prevalecem valores que a direita considera
    abstratos, utópicos (justiça, igualdade, cidadania, direitos humanos).
    A partir da década de 1980, com a crescente falta de segurança pública nas
    cidades brasileiras e a chegada de partidos de esquerda ao poder em algumas prefeituras
    e governos de Estados, a esquerda vê-se diante de um tema imposto: precisa discutir o
    papel da polícia, do aparelho repressor do Estado, propor respostas mais imediatas à
    violência. Tal tema é imposto no sentido de que faz parte historicamente de projetos de
    governo, mas também (em sentido menos técnico) porque não era discutido (ou melhor,
    não havia propostas de medidas “concretas”) pela esquerda brasileira como oposição: a 111a a a
    – Jornada Internacional de Estudos do Discurso 27, 28 e 29 de março de 2008
    306
    marginalidade era explicada como conseqüência de desigualdade e se solucionaria com
    justiça social. A urgência em atacar o problema da violência fez com que ele fosse
    objeto de propostas de combate direto, e não apenas através do ataque a suas causas,
    como na conjuntura anterior.
    Nessa nova conjuntura, as propostas da esquerda e da direita ainda podem ser
    discernidas (por exemplo, é mais típico da esquerda falar mais em prevenção e em
    polícia inteligente / científica, e menos em repressão e cadeia, o avesso do discurso da
    direita).
    No entanto, pelo menos um episódio se tornou “memorável” (especialmente por
    ser bastante polêmico). Quando José Genoíno foi candidato ao governo de S. Paulo (em
    2002), chegou a utilizar a expressão “rota na rua”, embora insistisse que se trataria de
    uma medida extrema, conjuntural. Mas, como se tratava de uma expressão estreitamente
    ligada a Paulo Maluf, expoente da direita, imediatamente a proposta do PT foi
    considerada ou de direita ou oportunista (o episódio não será analisado aqui; é
    relembrado apenas para deixar claro que a diferença entre os discursos da direita e da
    esquerda é claramente perceptível, e que há uma memória à qual eles são ligados).
    Vejamos, agora, como essa memória irrompe na sdr e, em seguida, no domínio

    http://www.dle.uem.br/jied/pdf/DIREITA%20E%20ESQUERDA%20motta%20e%20possenti.pdf

  39. Penso que a greve,que é direito de todos,não pode ser armada.Muito menos,por quem deve GUARDAR os CIDADÃOS QUE LHES PAGAM.Mesmo que seja um salário discutível.Respeito a corporação por terem os bombeiros,os para-médicos,os salva vidas.Penso que esses deveriam ganhar muito bem.Sobre a guarda truculenta da PM,além de mal remunerada,sempre em contato com o crime,é a mais vulnerável a se corromper.Daí o problema não é apenas o salário.É o caráter.E sobre isso,não há o que se fazer.Porque não é no baixo soldo que reside suas desculpas,nem para a corrupção,tampouco para os atos de terrorismo que praticaram contra a população baiana.Penso que a greve se transformou em um ato de delinquência.No momento do uso das armas,dos saques e das invasões a estabelecimentos civís,bem como outros atos desastrosos,eles delinquiram.Isso desligitima a greve e fere os direitos dos cidadãos.Acabaram com todas e qualisquer negociações.Também há o lado politico dessa engronha.Penso que isso tem sido recorrente.Tarso PT -RS também enfrentou uma greve muito turbulenta.Visto que o incompetente e fascista Alckmin já aparelhou suas sub prefeituras com coronéis da PM… Visto que a PM,do alto da sua truculência,correspondeu a contento. a ânsia fraticida de Wladalsckmin,no Holocausto do Pinheirinho. Visto que a elite,que usa a PM como jagunços,apoiou…. Visto que a PM,ao contrário do que deveria,apóia as corporações…PERGUNTA: No golpe de 64 o exército foi utilizado.No de 2012 poderia ser a PM? Também porque o lider,que sequer é PM, é do PSDB? Wagner sabe com que serpente está lidando,bem como o poder destruidor de seu veneno.

  40. Jaques Wagner não é fascista como Alckmim, mas stanilista…. Tendo também aprendido técnicas de propaganda com o Dr. Goebles.

  41. Jaques Wagner da falsa esquerda só não manda a polícia a polícia atrás dos professores em greve porque a mesma não está satisfeita com ele. De tudo ele tem feito para desmoralizar e humilhar os policiais e os professores, principalmente através de propaganda mais do que enganosa. cansamos de tanto descaso, tanta enrolação, tanta falta de respeito!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.